IX Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, IV Congresso Catarinense de Perinatologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PLANEJAMENTO E CONSTRUÇAO DE UM SIMULADOR DE BAIXO CUSTO PARA A INSERÇAO DE DIU POS-PARTO IMEDIATO

Introdução

Os primeiros 12 meses após o parto são um período em que uma gravidez subsequente apresenta maior risco materno-infantil. A motivação para contracepção imediatamente após o parto é maior do que no restante do puerpério. Mulheres com acesso limitado ao sistema de saúde, tem o pós-parto imediato como a única possibilidade para contracepção. Vários estudos e duas revisões sistemáticas mostraram que a inserção de DIU no pós-parto imediato (10 minutos após dequitação placentária) é segura e eficaz quando comparada a mais de 10 minutos até 48-72 horas ou após 6-8 semanas do parto. Um dos empecilhos para a colocação do DIU pós-parto imediato é a insegurança devido à falta de treinamento dos profissionais. A criação de um simulador de baixo custo que permita o treinamento desses profissionais pode ser uma estratégia para tornar esse método de planejamento familiar mais acessível.

Métodos

Foi proposto o planejamento e construção de um simulador de útero puerperal com material e forma de construção acessíveis. Para sua montagem, foram pesquisados outros simuladores existentes tanto comerciais, como artesanais. E foi proposto um modelo que foi avaliado por 5 profissionais experientes que já tem prática nesse tipo de inserção.

Resultados

Foi projetado e executado um modelo de canal vaginal e útero (colo e corpo) costurado em máquina de costura caseira com tecido de neoprene. Esse simulador foi acoplado a um modelo de pelve de plástico rígido para simulação de parto com um coxim para adequado posicionamento. O simulador foi testado e os especialistas consideraram que faltava aderência para o “endométrio” e a possibilidade da palpação da consistência do útero gravídico. Outro modelo foi criado, com tecido de toalha no interior do útero e uma bolsa com tecido rígido para simular a consistência do fundo do útero pós-parto. O modelo foi re-testado e os especialistas consideraram que reproduz de forma adequada a anatomia e as possíveis dificuldades para inserção de DIU pós-parto.

Conclusões

Foi criado um modelo de simulação para inserção de DIU pós-parto com custo aproximado de R$ 50,00, mas que deve ser acoplado a uma pelve de parto de plástico rígido.

Área

Ginecologia e Obstetrícia

Autores

Maria Elizabeth Andrade Galeno Carvalho, Roxana Knobel, Lia Karina Volpato, Margel Pivetta Cantarelli, Eimi Nascimento Pacheco, Guilherme Rossi Dos Santos, Luciana Santos Pimentel, Sheila Koettker Silveira, Sérgio Murilo Steffens, Alberto Trapani Jr