Dados do Trabalho


Título

TITULO: VIOLENCIA EM SERVIÇO NA POLICIA CIVIL: UMA ANALISE DE 2015 A 2019

Introdução

O comportamento adotado por policiais pode estar associado a traços de maior impulsividade, agressividade e menor resistência a frustrações. A taxa de suicídio na Policia Civil entre 2017 e 2018 no estado de São Paulo foi 6 vezes maior que a quantidade de policiais civis mortos em serviço. Considerando a problemática do elevado número de casos desses tipos de violência, o objetivo do presente estudo é descrever os dados da tentativa ao ato consumado de suicídio e dos casos de feridos e mortos em serviço nessa população específica no período de 2015 a 2019 no Brasil.

Metodologia

Trata-se de um estudo observacional agregado, descritivo e transversal realizado através do levantamento do banco de dados do Ministério de Justiça e Segurança Pública no período de 2015 a 2019. A amostra é isolada ao efetivo da Policia Civil da ativa dos estados brasileiros e território nacional. Foram utilizadas variáveis qualitativas e quantitativas. A normalidade dos dados foi analisada pelo teste de Shapiro-Wilk e a correlação pelo teste de Kruskal-Wallis.

Marco conceitual

A medida em que o Estado abre mão de políticas educacionais, ou se omite na questão dos direitos sociais e utiliza as forças de segurança como forma de contenção social, ele incentiva confrontos que tornam policiais e população potenciais vítimas. O fácil acesso à arma e o alto nível de estresse profissional são apontados como os principais fatores para a autolesão suicida. Questões de ordem psicológica que afetam o equilíbrio emocional dos policiais, como a atuação profissional com maior rigor, são fatores influenciadores na maior letalidade por causas de violência intencional.

Resultados

Houve correlação estatística (p<0,05) entre região e proporção de policiais civis feridos em serviço. Com destaque para a região Sudeste com 37,98 feridos para cada 10.000 policiais. O estado do Espírito Santo com 17,8 feridos para cada 1000 policiais.

Considerações finais

O cenário brasileiro é composto de elevadas taxas de policiais civis feridos em serviço. A Região Sudeste apresenta os maiores índices, podendo ser atribuído a situações de risco. O suicídio não apresentou significância estatística nessa população.

Bibliografia

1. Ouvidoria da polícia do estado de São Paulo. Uma análise crítica sobre suicídio policial. São Paulo, 2019. 2. 14º Anuário de Segurança Pública, 2020, disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2021/02/anuario-2020-final-100221.pdf

Área

Os diversos aspectos em Medicina Legal e Perícia Médica da violência detectados na pandemia

Instituições

Instituto Oscar Freire (IOF-HCFMUSP) - São Paulo - Brasil

Autores

MATHEUS SANTOS GUIMARAES DE MOURA, LUAN SALGUERO DE AGUIAR, EMILIO ZUOLO FERRO, CARMEN SILVIA MOLLEIS GALEGO MIZIARA, IVAN DIEB MIZIARA