Dados do Trabalho


Título

NECROPSIAS NA PANDEMIA DE COVID: ANÁLISE ACERCA DAS RECOMENDAÇÕES EXISTENTES

Introdução

A necropsia é o procedimento padrão para determinar as causas de morte e poder correlacionar com a clínica, epidemiologia e fisiopatologia das doenças. A atual pandemia do coronavírus e a possibilidade de transmissão através do manejo de corpos gerou preocupação, sendo agravada caso haja a falta ou uso inadequado dos equipamentos de proteção individual (EPI). Nesse contexto, os profissionais envolvidos ficam expostos ao risco de contaminação, sendo lançadas diretrizes para a prática de necropsias seguras frente ao covid-19. Esta revisão objetiva analisar a literatura disponível sobre necropsias na pandemia de Covid, e as recomendações existentes para que sejam realizadas.

Metodologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica, com busca ativa nas bases de dados: Pubmed, Scielo e Cochrane. As palavras-chave utilizadas foram: Necropsia, Manejo de Corpos e Covid-19, segundo a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram pesquisados 12 artigos, sendo selecionados 4. Como critério de inclusão: trabalhos publicados no último biênio e de exclusão: publicação anterior a 2020.

Marco conceitual

A necropsia é a abertura e a inspeção detalhada das cavidades e órgãos do cadáver, a fim de determinar a respectiva causa mortis, sendo que o perigo para o manejo dos corpos é atribuído principalmente às partículas em suspensão, após a abertura dessas cavidades, devendo-se, portanto, evitar ou tentar minimizar esses procedimentos.

Resultados

Segundo documentos de agências reguladoras internacionais, como a Organização Mundial Saúde (OMS), Centro para Controle e
Prevenção de Doenças (CDC) e Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), as recomendações para autópsias são de não realização da prática de acordo com o protocolo de biossegurança. Já nos casos em que a necropsia de um cadáver com causa provável ou confirmada pelo Covid-19 seja necessária, devem ser verificados os registros médicos ou epidemiológicos e trabalhar apenas com fluidos do corpo extraídos em punção.

Considerações finais

Com a finalidade de reduzir a transmissibilidade da Covid-19 para os trabalhadores que atuam nas necropsias, é fundamental o uso adequado dos EPIs, além de ser necessário a realização de um treinamento relativo aos cuidados a serem adotados no âmbito das atribuições laborais, para que haja a máxima proteção.

Bibliografia

BATISTA, M. H.; DIÓGENES, S. S.; BARREIRA, E. B. Trabalho em tempos de Covid-19 : orientações para a saúde e segurança. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Doenças não Transmissíveis. Manejo de corpos no contexto pelo coronavírus Sars-CoV-2 – Covid-19. Brasília: 2020.

NOTA TÉCNICA COVID-19 Nº 50/2020-SESA/SSAS/SSVS. RECOMENDAÇÕES ACERCA DO MANEJO DE CORPOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Governo do Estado do Espírito Santo: 2020.

VEGA JIMÉNEZ, J. La autopsia clínica como herramienta diagnóstica imprescindible para la crisis sanitaria por la COVID-19. Revista Cubana de Salud Pública, v. 46, p. e2520, 2021.

Área

Consequências da pós pandemia no exercício da Medicina Legal e Perícia Médica

Instituições

Famene - Paraíba - Brasil

Autores

FELIPE MATEUS MOURA MARTINS BERNARDINO, ISABELA DE LIMA MARTINS, KAMILA LOPES DA SILVA, MARIA ISABEL GALDINO DE SOUSA, THAÍS SOARES MARQUES DE LIRA, SILVANA ARANHA TRIGUEIRO