Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS POS-GRADUADOS EM MEDICINA LEGAL E PERICIAS MEDICAS EM FACULDADES DE MEDICINA DE SAO PAULO

Introdução

Introdução: Os cursos de especialização tem sido a opção da maioria dos médicos que desejam realizar perícias médicas e aperfeiçoar seus conhecimentos na área. O presente trabalho pretende traçar o perfil dos médicos egressos desses cursos de especialização em São Paulo.

Metodologia

Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo transversal. Após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Santa Casa de São Paulo, foi elaborado um questionário e este disponibilizado aos participantes por meio eletrônico perante aceite de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O mesmo constitui-se de 18 perguntas. Foram obtidas respostas de 175 ex-alunos. As informações foram analisadas através da extração de gráficos e tabelas pelo Microsoft Excel.

Marco conceitual

Marco conceitual: Segundo estudo, há no país 1.619 títulos de especialistas em Medicina Legal e Perícias Médicas. Esta baixa procura pode ser explicada pela visão da própria classe médica que, por muito tempo, associou a especialidade como aquela que “cuida de cadáveres”. No entanto, houve uma mudança nesse panorama nos últimos anos e se tornou crescente a procura por adequada formação na área através de Pós-Graduação Lato Senso.

Resultados

Resultados: Não foi encontrada disparidade entre os sexos, sendo 54% mulheres e 46% homens. Em relação à idade, a faixa etária predominante foi a dos 30 a 49 anos, perfazendo 69% do total. Cerca de 84% dos respondentes são procedentes do Estado de São Paulo. Quanto ao delineamento profissional daqueles que atuam na área pericial, 62,8% dos ex-alunos atuam na área pericial e em mais uma, dado que a mais frequente área de atuação concomitante é a da Medicina do Trabalho. Observou-se que dos 131 participantes que atuam na área pericial, cerca de 35% concentraram-se em atividades na Assistência Técnica exclusivamente e na atuação concomitante de Perito Judicial em diversas áreas. Referente à obtenção do título de especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas dos 31 ex-alunos que se submeteram à prova, 87% foram aprovados.

Considerações finais

Conclusão: Conhecer o perfil dos profissionais que ingressaram nos últimos anos nesta área contribui para esclarecer sobre onde se encontra a especialidade pericial no momento atual de aumento de número de médicos formados a cada ano e também a reforça a importância das capacidades necessárias ao médico perito e de sua vasta área de atuação, pontos que são essenciais para a contínua valorização desta especialidade.

Bibliografia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 - SCHEFFER, M. et al. Demografia Médica no Brasil 2020. São Paulo, SP: FMUSP, CFM, 2020. 312 p. ISBN:978-65-00-12370-8 (Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf). [Acessado em 06 de abril de 2021]
2 - MUÑOZ, Daniel Romero et al. Especialidades Médicas - Medicina Legal e Perícias Médicas. Rev. Med. (São Paulo). 2012;91(ed. esp.):45-8.
3 - MUÑOZ, Daniel Romero et al. Momento histórico de uma especialidade. Saúde, Ética & Justiça. 2010;15(2):69-74.
4 - Chaves LLG, Gianvecchio VAP, Razaboni RS, Miziara ID, Muñoz DR. Residência médica em Medicina Legal e Perícias Médicas: a formação técnico-científica do perito. Saúde, Ética & Justiça. 2016;21(2):63-6.

Área

Ensino de Medicina Legal e Perícias Médicas

Autores

CAROLINE YUMI TAKIKAWA UTIYAMA, CLAUDIA LINO PECHINA