Dados do Trabalho
Título
PERFIL SOCIODEMOGRAFICO DAS VITIMAS DE VIOLENCIA SEXUAL ATENDIDAS NO IML DE AFOGADOS DA INGAZEIRA – PE NO ANO DE 2018.
Introdução
Violência sexual é toda ação, na qual um indivíduo em situação de poder obriga outro a realizar prática sexual contra a vontade, por meio de força física, influência psicológica, uso de armas ou drogas, o que independe de qual seja a relação com a vítima. O Instituto de Medicina Legal (IML) situado em Afogados da Ingazeira, Pernambuco, Brasil, destina-se à realização de exames periciais sexológicos. O objetivo do trabalho foi traçar o perfil sociodemográfico das vítimas de violência sexual atendidas no IML no ano de 2018, tendo como base os dados do Sistema de Gestão de Laudos (GDL) das Perícias Médico-Legais do Estado de Pernambuco.
Metodologia
Tratou-se de um estudo retrospectivo e transversal, com consulta a laudos periciais sexológicos do Sistema de GDL da Unidade Regional da Polícia Científica de Afogados da Ingazeira.
Marco conceitual
A violência sexual tem sido responsável pela diminuição da qualidade de vida das vítimas e, consequentemente, pelo aumento dos custos sociais com cuidados em saúde e previdência [1]. Dos grupos sociais acometidos no Brasil, as crianças e os adolescentes configuram o primeiro lugar, em número de casos. O estado de Pernambuco apresenta o quarto maior número de casos de violência sexual nessa faixa etária, dentre os estados da região Nordeste [2].
Resultados
A partir dos 17 prontuários analisados foi evidenciado que a idade média das vítimas foi de 13 anos, 94% do sexo feminino. Em dois casos (11,76%), o agressor era desconhecido. Nos demais, proveniente do mesmo ambiente familiar da vítima. Treze vítimas se consideraram pardas e quatro se autodeclararam brancas. Nove casos ocorreram na zona urbana e oito na rural. Quase 12% das vítimas relataram o consumo de álcool em momento anterior ao abuso. Quanto à caracterização dos abusos sexuais, 35% corresponderam à conjunção carnal.
Considerações finais
Concluiu-se que as vítimas de violência sexual, em sua maioria, são mulheres jovens que se autodeclaram cor parda, e tendo como algoz algum amigo ou familiar.
Bibliografia
[1] V.B. Platt; I. de C. Back; D.B. Hauschild; J.M. Guedert. Violência sexual contra crianças: autores, vítimas e consequências. Cien Saude Colet. 23:1019-1031 (2018). [2] Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (2019). Retirado em 02/02/2020, https://www.mdh.gov.br/informacao-ao-cidadao/ouvidoria/balanco-disque-100.
Área
Sexologia Forense
Instituições
UNINASSAU - UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU - Pernambuco - Brasil, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PERNAMBUCO - UPE - Pernambuco - Brasil
Autores
JOSE MIGUEL FRANCISCO DA SILVA SOUZA, TIAGO FEITOSA GONÇALVES, BRUNO PIRES AMORIM, JÚLIO CÉSAR EUGÊNIO PEREIRA FREIRE, REGINALDO INOJOSA CARNEIRO CAMPELLO, ADRIANA CONRADO DE ALMEIDA