Dados do Trabalho


Título do trabalho

DISTURBIOS DO SONO EM CRIANÇAS DE 4 A 12 ANOS NO BRASIL.

Introdução

Os distúrbios do sono (DS) são frequentes na infância. As taxas de prevalência em diferentes locais do mundo variam de 20 a 40%, mas no Brasil esse número ainda é pouco conhecido. Os DS estão relacionados com aspectos comportamentais, ambientais e sociais, sendo importante seu reconhecimento precoce para o adequado manejo clínico.

Objetivo

Verificar a prevalência de distúrbios do sono em crianças brasileiras de 4 a 12 anos.

Metologia

Estudo exploratório, transversal e contemporâneo, envolvendo crianças brasileiras, de 4 a 12 anos, das 5 regiões do país. Os dados foram coletados de forma on-line, utilizando um instrumento internacional específico de avaliação do sono (“Sleep Disturbance Scale for Children – SDSC”) na versão validada para uso no Brasil (“Escala de Distúrbios do Sono na Criança – EDSC”).

Resultados

Foram preenchidos 450 questionários de 4 a 12 anos, sendo que 64% apresentou hábitos inadequados antes de dormir, com destaque para os que assistem televisão (25,6%).

Discussão

Distúrbios do sono estão presentes em 23% das crianças brasileiras de 4 a 12 anos, corroborando dados internacionais. Desses, 22% são “Distúrbio de início e manutenção do sono”, 18% são “Distúrbio de transição sono-vigília”, 17% são “Distúrbios respiratórios do sono”, 10% são “Distúrbios do Despertar”, 9% têm “Sonolência Excessiva Diurna” e 9% sofrem com “Hiperidrose do Sono”.

Conclusão

Crianças brasileiras de 4 a 12 anos apresentam alta prevalência de distúrbios do sono, servindo de alerta para a necessidade de uma atenção maior nas consultas de rotina, com diagnóstico e tratamento precoce, minimizando os riscos para a saúde desta população.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Sono, Distúrbios do Sono, Criança.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

PUCRS - Santa Catarina - Brasil

Autores

GECIELY MUNARETTO