Dados do Trabalho


Título do trabalho

A ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE CEFALEIAS

Introdução

De acordo com dados de 2022 da Sociedade Brasileira de Cefaleia, cerca de 140 milhões de brasileiros sofrem com dores de cabeça nos seus mais variados níveis, desde a cefaleia mais comum como as provocadas por jejum prolongado até as enxaquecas incapacitantes.
Com isso, o presente estudo de revisão bibliográfica visa apresentar os benefícios proporcionados pela Acupuntura no tratamento das cefaleias.

Objetivo

Tendo em vista o aumento na procura por tratamentos alternativos para a cefaleia, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica específica sobre o tema “cefaleia e acupuntura” e os resultados obtidos com o uso da técnica para a condição já citada.

Metologia

A metodologia utilizada foi a Revisão Bibliográfica realizada por meio da internet em nos sítos Pubmed, PEDro, Google Scholar, Scielo, Google e Cochrane.

Resultados

Todos os estudos selecionados demonstraram efetividade no uso da Acupuntura como tratamento dos diversos tipos de cefaleia, apresentando resultados positivos em relação à dor, diminuindo sua gravidade e a frequência, proporcionando assim, mais qualidade de vida para os pacientes. Demonstrou também a prevalência em mulheres com idades entre 20 e 50 anos, em função das condições hormonais do ciclo menstrual.

Discussão

De acordo com os diversos estudos relacionados ao tratamento da cefaleia por meio da acupuntura, a abordagem demonstra eficácia e traz benefícios reais para os pacientes. A população prevalente nos estudos é a feminina e isso pode se dar por diversos fatores, como a questão hormonal relacionada à mulher durante o ciclo menstrual, mais predisposição ao estresse físico e mental por acúmulo de atividades laborais e domésticas, entre outros.

Conclusão

Esse estudo demonstra que a acupuntura é um tratamento eficaz no acometimento dos diversos tipos de cefaleia tanto em homens como em mulheres; que a acupuntura pode ser usada como tratamento singular ou como adjuvante no tratamento conservador da dor trazendo resultados positivos em ambos os casos. Os percentuais de melhora apresentado pelos pacientes estudados, comumente superam os 50%, o que deve ser considerado como bastante satisfatório, já que promove mais qualidade de vida para o paciente.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Cefaleia, enxaqueca, acupuntura e cefaleia

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

IBRAMPA - Rio Grande do Sul - Brasil, ULBRA - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

DAISE DANIELA DA COSTA BUENO, Vitor Scotta Hentschke , Leonardo Pinheiro, Silvia de Souza Vieira