Dados do Trabalho


Título do trabalho

INTERVENÇAO DA FISIOTERAPIA EM PEDIATRIA ATRAVES DE CIRCUITO BASEADO NA BATERIA PSICOMOTORA VITOR DA FONSECA ADAPTADA EM PACIENTE DENTRO DO ESPECTRO DO AUTISMO PARA DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Introdução

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno de neurodesenvolvimento, tendo como principais características: a baixa habilidade de comunicação, linguagem, padrões restritos, repetitivos e déficits persistentes na capacidade de iniciar e sustentar a interação social recíproca. O autismo não possui causa pré-existente exata, mas é provável que seja resultante de causas genéticas, que podem desempenhar um papel central na sua fisiopatologia. De acordo com Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-5-TR (APA, 2022), o TEA se divide em três níveis de suporte: nível 1- no qual o indivíduo possui dificuldade em iniciar interação social; nível 2- que requer um suporte substancial, com deficiência na linguagem verbal e não verbal; nível 3- requer um suporte muito substancial, com grande dificuldade na fala. O CDC, Centro de Controle e Prevenção de Doença (2022) agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos da América, afirma que a prevalência do diagnóstico de TEA aumentou de 1 indivíduo a cada 166 em 2004 para 1 a cada 59 em 2018.

Objetivo

Evidenciar a evolução psicomotora de crianças autistas através de exercícios baseados na Bateria Psicomotora Vitor da Fonseca.

Metologia

A Bateria Psicomotora Vitor da Fonseca foi desenvolvida para avaliar a psicomotricidade nos indivíduos. Neste relato de caso foram realizadas avaliações e atendimentos baseados nesta Bateria Psicomotora, porém de maneira alterada, focando somente na coordenação motora grossa, equilibração, noção corporal e lateralidade. Os atendimentos foram realizados na clínica escola de fisioterapia Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) por acadêmicos do curso de fisioterapia e psicologia, no período de 3 de abril a 10 de junho com pacientes de 2 à 6 anos. O paciente Y.M.C.L de três anos de idade iniciou os atendimentos na clínica em abril de 2023, através da sua primeira avaliação passou a realizar atendimentos por meio de brincadeiras como andar na corda bamba, pular para os lados, acertar a cesta e quebra cabeças corporal.

Resultados

A avaliação do desenvolvimento psicomotor é realizada com base na Bateria Psicomotora Vitor da Fonseca, sendo um meio útil de identificação e confirmação de disfuncionalidades psicomotoras. Conforme a escala de pontuação presente na Bateria Psicomotora Vitor da Fonseca, na primeira avaliação antes do início dos atendimentos, no dia 16 de abril de 2023, o paciente Y.M.C.L pontuou 1 em equilibração (perfil apráxico) , 2 lateralização (perfil dispráxico), 2 em noção corporal (perfil dispráxico) e 2 em praxia global (perfil dispráxico). Após três meses de tratamento o paciente apresentou na reavaliação 3 em equilibração (perfil eupráxico), 3 em lateralização (perfil eupráxico), 3 em noção corpora (perfil eupráxico) e 3 em praxia global (perfil eupráxico).

Discussão

A Bateria Psicomotora foi objetiva.

Conclusão

Logo, conclui-se que o circuito psicomotor promoveu o aprimoramento das motricidade, gerando qualidade nas ações diárias da criança.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

O Transtorno do Espectro Autista (TEA); Bateria Psicomotora Vitor da Fonseca; Desenvolvimento Psicomotor.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

CESUPA - Pará - Brasil

Autores

BEATRIZ DERGAN FERREIRA, Estefani Rani de Almeida Rodrigues;, João de Almeida Gonçalves Neto, Rita Cristina Cotta Alcântara