Dados do Trabalho


Título do trabalho

AVALIAÇAO DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE CRIANÇAS MATRICULADAS EM MEIO PERIODO E PERIODO INTEGRAL PELA BATERIA PSICOMOTORA VITOR DA FONSECA

Introdução

Introdução: O desenvolvimento psicomotor é um processo essencial na infância, implicando diretamente na formação integral do indivíduo. Desta maneira, para diagnosticar possíveis necessidades e promover intervenções adequadas quando necessário, a avaliação do desenvolvimento psicomotor torna-se um principal aliado. A Bateria Psicomotora Vitor da Fonseca (BPM) é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas para avaliar o perfil psicomotor de crianças, sejam elas matriculadas em meio período, seja em período integral.

Objetivo

Objetivo: Avaliar a diferença no desenvolvimento psicomotor de crianças matriculadas no período integral e meio período pela bateria psicomotora Victor da Fonseca.

Metologia

Metodologia: Esta pesquisa trata-se de um estudo quantitativo, por pesquisa de campo. Iniciada e subsidiada por pesquisas bibliográficas em bases de dados. As observações e avaliações foram realizadas em uma instituição de ensino público, no período de fevereiro a junho de 2023, sendo avaliadas 60 crianças, de 8 a 10 anos de idade.

Resultados

Resultados: Pode-se observar que o nível do perfil psicomotor das crianças avaliadas estão dentro dos parâmetros de normalidade para a faixa etária, mostrando apenas uma diferença na porcentagem das idades em comparação aos períodos de estudo, o qual foi possível observar o meio período com maior porcentagem em 9 e 10 anos e menor apenas nas crianças de 8 anos.

Discussão

Discussão: Tais resultados da presente pesquisa podem estar relacionados a organização das turmas na instituição, pois os alunos matriculados no período integral não são divididos em faixas etárias ou séries, Também foi observado durante as avaliações que a maioria das crianças sentiram dificuldades em realizar as atividades relacionadas à lateralidade, sendo um aspecto que apresentou os menores resultados pontuados, na coleta das avaliações.

Conclusão

Conclusão: Confirma-se assim a importância da avaliação psicomotora das crianças, durante sua vida escolar. Conclui-se que com os resultados obtidos através da análise individual, podem auxiliar no direcionamento e ajustes nos métodos de ensino-aprendizagem para profissionais da educação e saúde.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Palavras-chave: Psicomotricidade, Desenvolvimento Psicomotor, Ensino infantil

Área

Revisão sistemática e metanálise

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA - Pará - Brasil

Autores

ISIS PINHEIRO DAMASCENO, Keniston do Nascimento Santana, Débora Ruivo Leal, Raissa Costa de Jesus, Larissa Salgado de Oliveira Rocha