Dados do Trabalho


Título do trabalho

ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA ATRAVES DO CONCEITO NEUROEVOLUTIVO BOBATH EM PACIENTE ACOMETIDO POR TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR - RELATO DE CASO

Introdução

O traumatismo raquimedular (TRM) resulta de uma lesão na medula espinhal causando interrupção das sinapses nervosas com consequente alterações sensório motoras e autonômicas do indivíduo de maneira total ou parcial, cujo qual são avaliadas pela utilização da Associação Americana do Trauma Raquimedular (ASIA) que desenvolveu um padrão para avaliação do TRM, baseando-se na função sensório-motora. Dentre as formas de avaliação e intervenção fisioterapêutica, destaca-se o Conceito Neuroevolutivo Bobath (CNB) o qual através da observação clínica, análise e interpretação da performance da tarefa auxilia no processo de planejamento de sequências de atividades que componham a função a ser restabelecida e /ou adaptada (VOLKWEIS, ANJOS & PICCININI, 2020 e 2020) e com isso elaborar uma estratégia de tratamento que vise alcançar o objetivo da queixa.

Objetivo

O objetivo deste relato de caso foi evidenciar condutas e testes realizados com o paciente utilizando o CBN para atendimento.

Metologia

Paciente R.E.A, 43 anos, atendido na Clínica Escola de Fisioterapia do Cesupa do ano de 2023, acometido por um TRM incompleto a nível de C6 para miótomo e T4 para dermátomo, determinado pela escala de avaliação para TRM completo e incompleto, ASIA, após ser vítima de um atropelamento há 17 anos atrás, relatou como queixa principal a diminuição de força e ADM em MMSS e déficit de controle de tronco que pioraram após ficar sem fisioterapia durante o período da pandemia, durante a avaliação o paciente apresentou hipotensão por troca de postura e clônus evidente durante mudanças posturais. O atendimento era realizado 1 vez por semana totalizando 12 sessões. Sendo realizados de acordo com o CBN.

Resultados

o principal resultado obtido com o paciente foi o controle de tronco em que no começo do atendimento ele ficou apoiado com toda a coluna vertebral na bola suíça tentando equilibrar-se, ao final do atendimento ele conseguia equilibrar-se com o apoio da bola passando de 13 segundos a 59 segundos somente na região lombar, conseguiu evoluir com a carga e o número de repetições dos exercícios propostos.

Discussão

.

Conclusão

A redução de força de tronco e membros superiores influencia diretamente na movimentação ativa e controle de tronco durante a realização de algumas AVD’s, com isso, o tratamento fisioterapêutico tem importância no retorno de movimentos, ganho de força e estabilidade. Para isso, é necessário traçar um plano de tratamento específico onde exercícios de fortalecimento e dissociação de cinturas se mostram presentes, visando à independência do paciente para a realização dos mesmos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

FISIOTERAPIA; TRAMATISMO RAQUIMEDULAR; FUNCIONALIDADE

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), - Pará - Brasil

Autores

FERNANDO PRAIA NEMER FURTADO, ALLAN MATEUS DA SILVA LIMA, CARLOS ALBERTO LIMA ACIOLI, ANDREY BRUNO CORDEIRO FREIRAS, RAFAEL PAIVA SILVA, Diego MANSUR ALFAIA, LARISSA SALGADO DE OLIVEIRA ROCHA