Dados do Trabalho
Título do trabalho
INFLUENCIA DA TERAPIA GRUPAL SOBRE O EQUILIBRIO E MOBILIDADE DE TRONCO EM PACIENTES COM A DOENÇA DE PARKINSON
Introdução
A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica e progressiva que acomete o sistema nervoso central.Os principais sintomas são tremor em repouso,instabilidade postural,rigidez,bradicinesia e déficit cognitivo,que resulta na alteração da marcha e dificuldade de atividades de vida diária.A fisioterapia em grupo contribui para a melhora da qualidade de vida,socialização e autoestima,facilita aspectos da marcha,como o fenômeno de congelamento e mobilidade em geral.
Objetivo
Verificar a influência da Fisioterapia em grupo sobre mobilidade de tronco, marcha e fenômeno de congelamento em pacientes com a doença de Parkinson.
Metologia
Trata-se de um relato de caso do grupo de DP diagnosticados em média há 3 anos.Logo,na escala de Hoehn & Yahr (HY) estão entre 2,0 e 2,5 e foram atendidos na Clínica Escola de Fisioterapia do Cesupa,três vezes na semana,no período de fevereiro a junho de 2023,realizando fisioterapia em grupo para a melhora da mobilidade de tronco,marcha e fenômeno de congelamento.O grupo foi avaliado pelos testes de Romberg e Timed get up and go a cada mês.
Resultados
Verificou-se uma média de idade de 60 anos relatando na HY entre 2,0 e 2,5,em uma análise qualitativa percebeu-se melhora nos padrões de marcha com redução do fenômeno de congelamento e nas fases de balanço o aumento da amplitude,o que reduziu os passos curtos e rápidos,mostrando-se mais seguros. Quanto à análise quantitativa,no timed get up and go,o pré tratamento obteve tempo de 15 seg e ao final do mês de junho 10 seg,e o teste de romberg no pós tratamento foi de 30 seg comparado ao pré tratamento de 15 seg.
Discussão
As atividades em grupo mostram-se eficazes no tratamento de indivíduos com a Doença de Parkinson , sendo uma ótima alternativa para a melhora da qualidade de vida desses pacientes.(STEGEMOLLER et al,2017). As pessoas que participaram do atendimento obtiveram uma melhora significativa no equilíbrio, marcha e mobilidade.(SPINOSO;FAGANELLO,2011) .
Conclusão
Os resultados demonstram que a terapia grupal tem alta influência no tratamento de equilíbrio e mobilidade de tronco em pacientes com a doença de Parkinson, no que se refere a marcha e o fenômeno de congelamento, tornando-os mais seguros e possivelmente mantendo o convívio social.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Doença de Parkinson- Fisioterapia em grupo- Terapia
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Fisioterapia Neurofuncional
Instituições
CESUPA - Pará - Brasil
Autores
ANNY PATRICIA SILVA DA SILVA