Dados do Trabalho


Título do trabalho

O IMPACTO DO MEDO DA COVID19 NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DA COMUNIDADE

Introdução

A pandemia gerou destaque aos idosos, devido ao risco dessa população. Um dos marcadores da qualidade de vida do idoso é a habilidade de realizar atividades de vida diária de forma satisfatória, sendo considerada um indicador de funcionalidade dos idosos. O isolamento social decorrente da pandemia pode o predispor à instalação ou à exacerbação dos critérios de fragilidade e piora da capacidade funcional nos idosos.

Objetivo

Atualmente não há estudos que analisem o medo do COVID-19 especificamente na população idosa e há poucos estudos que analisam a capacidade funcional dos idosos durante a pandemia do SARSCoV-2. Desse modo, o objetivo deste estudo foi verificar a associação entre o medo da Covid-19 e a capacidade funcional da população idosa.

Metologia

A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário Google Forms, os participantes foram convidados a responder pelas redes sociais, no qual havia o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, questionário com dados pessoais, a Escala de Medo de Covid-19 (EMC- 19), o Índice de Katz e a Escala de Lawton e Brody. Os critérios para inclusão foram: idade ≥60 anos, não possuir declínio cognitivo, alfabetizados, possuir acesso à internet e concordar com o termo de consentimento livre e esclarecido.

Resultados

A amostra deste estudo foi constituída de 91 idosos, com idade entre 60 e 91 anos. O medo do Covid-19 obtido na EMC-19 foi de 16.1 pontos. Na Escala de Lawton a maioria dos idosos mostraram score elevado (média= 19,4), no Índice de Katz, houve variação entre 1 e 6 (média de 5,51). Porém, não houve associação significativa entre o medo de covid-19 com a funcionalidade dos idosos avaliados pelo Índice de Katz (RR = 1,06; IC-95%: 0,89 – 1,26) e escala de Lawton (RR = 1,03; IC-95%: 0,94 – 1,13).

Discussão

Apesar do medo da Covid-19 ter sido elevado entre os idosos, a amostra do estudo foi composta por idosos mais jovens, ativos, tecnológicos e com uma capacidade funcional muito boa, então não houve grandes impactos nos resultados de funcionalidade.

Conclusão

Conclui-se que nessa amostra não houve associação entre o medo da Covid- 19 e a funcionalidade dos idosos, apesar do medo da Covid ser elevado. Sugere-se estudo com amostra maior em diferentes estados brasileiros, avaliando o impacto em atividades mais avançadas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Idoso; Covid-19; Estado Funcional

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UNIP - São Paulo - Brasil

Autores

ANDREA DE MACEDO SOARES PORCHAT, LUANY CAPRONI GUEIROS, NATÁLIA LOPES PASCHOALINO, VANESSA VIEIRA PEREIRA