Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITO DA LASERTERAPIA E TERAPIA MANUAL POS-OPERATORIO DE RESSECÇAO TUMORAL MANDIBULAR: UM RELATO DE CASO

Introdução

A Disfunção Temporomandibular (DTM) articular pode ocorrer após cirurgias, gerando fibroses e limitações de mobilidade. A Terapia manual destaca-se com potencial terapêutico no pós operatório. O laser pode reduzir a inflamação, aliviar dor, promover cicatrização e melhorar mobilidade em diversas condições musculoesqueléticas. Essa abordagem conjunta, portanto, emerge como possibilidade para alívio e qualidade de vida em pacientes com DTM articular pós cirúrgica.

Objetivo

Investigar os efeitos do tratamento fisioterapêutico com laserterapia e terapia manual na DTM pós-operatória de ressecção de cisto mandibular. Será avaliado o progresso de um paciente, focando na redução de sintomas, melhoria funcional e qualidade de vida. Apesar de centrado em um único caso clínico, o estudo visa informar futuras pesquisas e aplicação clínica dessa combinação terapêutica.

Metologia

Paciente, 35 anos, advogado, foi submetido à remoção de cisto mandibular, com implante de placa metálica. A avaliação foi feita no ambulatório de DTM/HUCFF. O laser portátil (Recover/MMO), 100 mW e 660nm foi usado com terapia manual e a dosagem calculada via aplicativo DoSys, que considera a profundidade do tecido-alvo (4 Joules,5 pontos, 60s cada). Foram feitas 5 sessões, no total. O estudo foi aprovado sob número CAAE: 05063218.7.0000.5257.

Resultados

No início do tratamento, o paciente apresentava dificuldades na mastigação, parestesia devido à lesão do nervo alveolar, edema, aderência cicatricial, dor e limitação na amplitude de movimento (ADM). A abertura oral inicial foi de 21 mm, com dor pontuada em 6 na Escala Visual Análoga (EVA). Após o tratamento, houve notável progresso: a abertura oral expandiu-se para 41 mm, a parestesia melhorou, a dor foi eliminada (EVA=0), a aderência cicatricial apresentou melhora e o edema desapareceu.

Discussão

A laserterapia é usual na Fisioterapia para tratar lesões musculoesqueléticas. Na Oncologia, especialmente em tumores de cabeça e pescoço, é vital para tratar mucosite e aprimorar funções após radioterapia. Nosso estudo evidenciou melhorias na dor e função, provavelmente relacionadas aos efeitos conhecidos do laser, como modulação da COX-2, analgesia neuronal e
promoção de cicatrização. Este estudo inovador pode marcar o início de um novo campo de pesquisa.

Conclusão

Neste estudo, a combinação de laserterapia (com dosagem calculada pelo DoSys) e terapia manual demonstrou efeitos benéficos na DTM decorrente da cirurgia de ressecção tumoral mandibular. Contudo, investigações mais abrangentes são requeridas para melhor compreensão e validação da eficácia e segurança desses métodos como parte da abordagem terapêutica.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Eletroterapia; Disfunção Temporomandibular; Terapia Manual; Laser; Ultrassom; Pós Operatório.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PAULA MONTEIRO CLEM