Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITO DA TOXINA BOTULINICA TIPO A NO TRATAMENTO DE PACIENTES POS ACIDENTE VASCULAR ENCEFALICO: REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma condição altamente prevalente e que tem alterações funcionais, que podem gerar sequelas sensitivas, motoras e cognitivas. As mais frequentes são: paralisia facial, fraqueza muscular, alterações de sensibilidade e alterações de tônus muscular. A toxina botulínica tem sido amplamente utilizada em tratamento de espasticidade, pois, além de aumentar a amplitude de movimento, esse tratamento melhora a capacidade funcional e a qualidade de vida.

Objetivo

O estudo teve como objetivo apresentar os efeitos da toxina botulínica no tratamento de paciente pós AVE (Acidente Vascular Encefálico).

Metologia

Trata-se de um estudo de revisão integrativa com buscas realizadas na BVSLud, PubMed e Scielo. Foram incluídos artigos originais, experimentais e observacionais, com tema principal indivíduos pós-AVC que foram submetidos a aplicação da toxina botulínica, entre 18 a 60 anos. Os dados dos artigos foram extraídos em uma planilha do Microsoft Excel, e posteriormente feita análise qualitativa dos dados.

Resultados

Foram incluídos 7 artigos nesta revisão, nos quais as amostras variaram entre 11 e 299 pacientes, totalizando 996 indivíduos pós-AVE. Os resultados dos estudos revelam que os principais efeitos foram a redução do tônus muscular, melhora em indivíduos que praticavam caminhada livre, onde obtiveram um andar mais rápido, melhora significativa da incapacidade funcional dos MMSS, reduziram a sobrecarga dos cuidadores e melhoraram a qualidade de vida dos pacientes.

Discussão

Os principais efeitos da toxina botulínica em pacientes pós AVE foram, a redução do tônus muscular, melhora da posição muscular do antebraço após injeções de BoNT/A nos flexores do antebraço, melhora da flexão lateral do tronco superior durante a marcha após injeções de BoNT/A no braço e melhora da funcionalidade. É comumente utilizado, mesmo que não exista um protocolo único de aplicação.

Conclusão

A aplicação da toxina botulínica se mostra como uma técnica segura e eficaz, que pode ser utilizada no tratamento em pacientes pós Acidente Vascular Encefálico. Os estudos evidenciaram uma melhora significativa na espasticidade e funcionalidade dos indivíduos. Ademais, os estudos mostraram que a aplicação pode ser realizada em qualquer musculatura do corpo e que tem maior benefício quando aplicado no período precoce do tratamento.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Toxina botulínica; Acidente Vascular Encefálico; Espasticidade; Toxina botulínica tipo A

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Faculdade Uninassau - Pernambuco - Brasil

Autores

ANA JULIA NASCIMENTO DE ASSIS, Emilly Fernanda Nunes Santos , Hozane Katarine Ribeiro do Amaral, Elayne Karlla Alves Nogueira , José Vinícius De Oliveira Feitosa , Dra. Muana Hiandra Pereira dos Passos