Dados do Trabalho


Título do trabalho

OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Introdução

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico,
manifestações comportamentais repetitivas estereotipadas e dificuldade na interação social (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOSIATION, et al 2014). As causas variam entre fatores genéticos e influências ambientais de acordo com Mandy W e Lai M-C (2016). Sabendo de todos esses fatores, viveu-se no ano de 2019 uma situação inusitada em toda a população mundial que foi a Pandemia da Covid-19. Uma doença com alto índice contagioso fazendo-se necessárias medidas de isolamento social de forma abrupta, readaptando a rotina de toda a população mundial. Nesse cenário crianças com TEA que necessitam de acompanhamentos multidisciplinares e contínuos tiveram seus tratamentos interrompidos. Portanto, a pesquisa iniciou-se para compreender a vida das crianças com TEA que tiveram a interrupção de seus tratamentos frente ao isolamento e ao distanciamento social imposto pela Covid-19 trazendo o fechamento abrupto de clínicas e escolas (AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOSIATION, et al 2014).

Objetivo

Os objetivos do estudo foram abordar como a interrupção da rotina e dos tratamentos influenciaram na saúde e no desenvolvimento sensório-motor e comportamental das crianças com o Transtorno do Espectro Autista com o fechamento repentino de clínicas e escolas (GARCIA JM, et al., 2021; DIAS AA, et al., 2021). Assim como identificar se houve uma regressão ou estagnação de habilidades na descontinuidade dos atendimentos (POLANSCKY, 2020).

Metologia

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, buscando responder a seguintes perguntas: Quais foram os comportamentos das crianças que possuem o TEA e como elas ficaram com as mudanças de rotina durante a pandemia da COVID-19. Com base de dados das bibliotecas eletrônicas Scielo, Scopus, Google Acadêmico, PubMed e Revista Eletrônica Acervo Saúde no período de 2020 a 2022.

Resultados

Os resultados da pesquisa apontam que o isolamento provocado pela pandemia da COVID-19 acentuou os sintomas de crianças e adolescentes com autismo. A descontinuidade nos acompanhamentos ocasionou desordens motoras que prejudicaram a aquisição de aprendizagem. Houve portanto, regressão, ausência e/ou estagnação das habilidades psicomotoras (WHITE, L. C et al., 2021).

Discussão

Nota-se que uma parte da população foi mais afetada em comparação a outras em quesito social e econômico ( BERARD M, et al., 2021). Houve também um suporte ineficiente as crianças com TEA e suas famílias como previsto na Lei n. 12.764/2012. Com isso se faz como uma necessidade imediata implementar estratégias e recursos que apoiem a comunidade TEA e seus familiares ( WHITE, L. C, et al., 2021).

Conclusão

É um fato que o isolamento devido a pandemia da Covid-19 afetou o desenvolvimento neuropsciomotor das crianças com TEA devido a interrupção abrupta no tratamento multiprofissional (GARCIA JM, et al., 2021; DIAS AA, et al., 2021). No entanto, as pesquisas são recentes e necessitam de estudos mais específicos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Desenvolvimento Infantil, COVID-19, TEA, Distanciamento Social, Pandemia

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

UNIFASAR - Minas Gerais - Brasil

Autores

LAVINIA OSTRVSKY DE SA, Marina Luíza Almeia