Dados do Trabalho


Título do trabalho

ANALISE DA ATIVIDADE CICATRIZANTE DO EXTRATO DE JUCA (LIBIDIBIA FERREA) EM ASSOCIAÇAO COM O EQUIPAMENTO DE ALTA FREQUENCIA NO TRATAMENTO DE LESOES CUTANEAS EM RATOS

Introdução

Atualmente, estudos evidenciam a efetividade do aparelho de Alta Frequência (AF) como potente método na reparação tecidual. No campo da fitoterapia muitos são as evidencias que mostram o poder do extrato de Jucá em auxiliar no processo de cicatrização. Assim, a associação entre esses recursos pode gerar resultados promissores e ser uma das abordagens para o tratamento de feridas cutâneas, caso sejam realizados estudos como esse, devido sua carência no meio científico.

Objetivo

Analisar macroscopicamente a atividade cicatrizante do extrato de jucá em associação com o equipamento de alta frequência no tratamento de lesões cutâneas em ratos.

Metologia

Estudo prospectivo, intervencional, centro único, unicego, experimental, randomizado controlado e aleatorizado. Utilizaram-se 20 ratos adultos da linhagem Wistar, divididos em 4 grupos de 5 animais, sendo: 1 grupo controle e 3 experimentais (com Jucá (GTJ); com AF (GTAF); e AF+Jucá (GTAFJ)). Foram tratados por 11 dias consecutivos após a lesão. Para análise macroscópica da área da ferida utilizou-se o software ImageJ®. Pesquisa aprovada pela CEUA da UEPA (protocolo n° 21/2021).

Resultados

Os resultados moformétricos constataram uma redução significativa do perímetro da lesão nos grupos tratados com Jucá e o aparelho de Alta Frequência (GTJ: p=0,01039) (GTAF: p=0,02526) em comparação ao grupo controle.

Discussão

O grupo com a metodologia de associar o aparelho de Alta Frequência à aplicação do extrato de Jucá não obteve resultados significativos (p>0,05).

Conclusão

Com a utilização adequada e isolada dos parâmetros do AF e aplicação do extrato de jucá verificou-se melhora significativa no processo de reparo tecidual, superior quando combinadas. No entanto, escolhas de terapias concomitantes devem ser avaliadas para a utilização segura e eficaz no processo de reparo tecidual, pois a depender das terapias utilizadas uma pode interferir na qualidade da outra.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Pele; Cicatrização de feridas; Fitoterapia; Terapia por estimulação elétrica; Ozônio.

Área

Estudo randomizado

Instituições

UEPA - Pará - Brasil

Autores

ISRAEL CLEMESON MOUTINHO LEITE, Matheus Sallys Oliveira Silva, Tiago Sousa da Costa, Érica da Silva Nascimento, John Lennon da Costa Sousa, Daliane Ferreira Marinho