Dados do Trabalho


Título do trabalho

O EFEITO DA AURICULOTERAPIA NA POPULAÇAO ADULTA E IDOSA DA ZONA NORTE DE SAO PAULO/SP. UMA NOVA PERSPECTIVA PARA SAUDE PUBLICAU

Introdução

A auriculoterapia é um segmento da acupuntura voltada ao tratamento de desordens físicas e mentais, onde o procedimento é realizado por meio de estímulos, cujos pontos são localizados no pavilhão auricular (Souza 2012). A técnica terapêutica proporciona a regulação psico-orgânica do indivíduo por meio de ativação dos pontos energéticos, sendo um dos procedimentos que compõe as práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), com ênfase de inserção na atenção primária à saúde (APS) na rede SUS. (Ministério da saúde, 2006).

Objetivo

Analisar o efeito do procedimento da auriculoterapia, sobre sinais e sintomas mais frequentes da população adulta e idosa na UBS do Jardim Ipanema.

Metologia

Estudo descritivo transversal envolvendo usuários que utilizam a auriculoterapia no processo terapêutico, em uma APS da Zona Norte de São Paulo.Contou com três fases de observação quanto a sessão de aplicabilidade do procedimento com avaliação de sinais e sintomas e abordagem para observação de resultados.

Resultados

Os pacientes relataram melhora significativa dos sintomas psico- orgânicos referidos a partir da primeira sessão. A maioria da população referiu melhora das dores osteo-mio-articulares em curto prazo de tempo. Referiram também melhora na qualidade do sono, maior disposição para realização de atividades de vida diárias, diminuição do estresse e melhora dos quadros de ansiedade e insônia.

Discussão

Os artigos analisados demonstram que a auriculoterapia é uma técnica eficaz para redução de dores crônicas musculo esqueléticas e com boa aceitação pelos usuários, sendo um recurso terapêutico de fácil aplicação, com efeitos colaterais praticamente nulos, proporcionando auxílio da promoção e recuperação da saúde (Moura 2018)

Conclusão

A auriculoterapia é um recurso terapêutico, que proporciona alívio rápido de tensões físicas e emocionais. O presente estudo reconheceu que dentro do grupo de usuários atendidos, houve melhora considerável da sintomatologia inicial, o que proporcionou melhoria da qualidade de vida. Vale ressaltar que o procedimento possui baixo custo para implementação e visa oferecer à população benefícios em curto espaço de tempo, porém há um aspecto limitante que é a escassez de profissionais capacitados para a aplicação das PICs, o que gera atualmente, acesso restrito e limitado a pequenos grupos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

auriculoterapia, acupuntura auricular, medicina chinesa, Atenção Primária à Saúde, Práticas integrativas complementares/ PICS.


Instituição - São Paulo - SP
Tipo de apresentação - banner

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Saúde Pública

Instituições

SPDM - Pais - São Paulo - Brasil

Autores

MARIANA MACHADO SIGNORETI, THÂMARA TOZETTO ALVES DE SOUZA, ANA CAROLINA ARAÚJO MACHADO