Dados do Trabalho


Título do trabalho

AS COMPLICAÇOES DO SARAMPO E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Introdução

O sarampo é uma doença potencialmente grave e altamente infectocontagiosa causada pelo Morbillivirus, que causa febre, coriza, conjuntivite, manchas vermelhas pelo corpo com distribuição craniocaudal e lesões de Koplik, em alguns casos. É imunoprevinível e foi considerada erradicada no Brasil, entretanto, o país passou por mudanças no perfil epidemiológico, chegando a registrar mais de 20 mil casos (2019), indicando a sua reemergência. A doença pode apresentar complicações e sequelas, assim este problematiza como o sarampo pode impactar o Desenvolvimento Infantil (DI)

Objetivo

identificar os impactos do sarampo na saúde da criança, demostrando sua influência no DI.

Metologia

Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, com busca de artigos na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), pela base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), a partir dos descritores Sarampo, Panencefalite Esclerosante Subaguda e Distúrbios de Atraso no Desenvolvimento. Foram incluídos artigos disponíveis na integra em língua portuguesa.

Resultados

Aplicando os critérios, foram selecionados 5 artigos para compor esta revisão. A Panencefalite Esclerosante Subaguda (PES) foi destacada como a mais grave complicação da doença, que ocorre entre 6 a 11 anos após a infecção primária, sendo caracterizada por deterioração intelectual, alterações de personalidade e anormalidades comportamentais, fraqueza, comprometimento da fala, rigidez, mioclonia e insuficiência autonômica

Discussão

O DI é marcado por potencialização nas habilidades motoras, cognitivas, psicossociais e linguagem, PES pode influenciar nessas potencialidades, pois os sintomas impactam as interações sociais e comportamentais da criança, podendo comprometer o desempenho funcional, por conta das limitações físicas e motoras proporcionadas pela condição; e o desempenho ocupacional, especialmente na escola e na aprendizagem, sendo que a escola é o principal meio social da criança, poderá haver implicações ainda na sua saúde emocional, impactando de modo significativo as habilidades cognitivas e psicossociais dela.

Conclusão

Este estudo demostrou as consequências do sarampo no DI, principalmente causadas pela PES, cujo as sequelas podem comprometer as habilidades motoras, cognitivas e psicossociais da criança, que são de extrema relevância para a sua qualidade de vida. Além disso, destaca-se a importância da vacinação infantil como prevenção e intervenção precoce de tais impactos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Sarampo; Panencefalite; Desenvolvimento

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Saúde Pública

Instituições

UEPA - Pará - Brasil, UNAMA - Pará - Brasil

Autores

JORDANO BRUNO COSTA DA SILVA, ELANE DA SILVA SERRÃO