Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFICACIA DE UMA FORMULAÇAO EM GEL A BASE DE UM FITOTERAPICO AMAZONICO NA CICATRIZAÇAO DE FERIDAS CUTANEAS EM RATOS: UMA ANALISE MACROSCOPICA

Introdução

A cicatrização abrange fenômenos bioquímicos e fisiológicos a fim de promover a recuperação tecidual. Na atualidade, é crescente o uso de plantas para o tratamento de doenças e recuperação da saúde. O jucá (Libidibia férrea) por exemplo, é indicado para acelerar o processo de cicatrização, geralmente utilizado empiricamente pela população através da formulação hidroalcoólica, entretanto sua eficácia, mecanismos, aplicações e formulações como em gel, precisam ser investigadas.

Objetivo

Verificar a eficácia do gel de jucá na cicatrização de feridas cutâneas em ratos.

Metologia

Estudo prospectivo, intervencional, centro único, unicego, experimental, randomizado controlado e aleatorizado. Utilizaram-se 15 ratos adultos da linhagem Wistar, divididos em 3 grupos de 5 animais, submetidos a protocolos com gel de jucá (GTGJ), óleo de girassol (GTOG) e sem tratamento (GCST). Foram tratados por 11 dias consecutivos após a lesão. Para análise macroscópica da área da ferida utilizou-se o software ImageJ®. Pesquisa aprovada pela CEUA da UEPA, protocolo n° 15/2022.

Resultados

A partir dos resultados morfométricos verificou-se que a retração de bordas do GTGJ teve uma média de 0,442cm ao sétimo dia de tratamento, já o GTOG teve uma média de 0,323cm e o GCST 0,159cm.

Discussão

Houve redução significativa do perímetro da lesão no grupo de animais tratados com gel a base de jucá em comparação ao grupo tratado com óleo de girassol e sem tratamento, sendo que o grupo GTGJ teve fechamento completo da ferida no nono dia, mais rápido que os demais grupos.

Conclusão

Diante da análise dos resultados, pode-se inferir que o gel a base de jucá teve resultados superiores ao grupo controle e ao grupo tratado com óleo de girassol - fármaco amplamente comercializado, evidenciando que o uso da planta pode ser mais eficaz do que os tratamentos convencionais. No entanto, novos estudos precisam ser realizados para que sejam feitas análises microscópicas, estudos de cromatografia e/ou que associem o gel a base de jucá a outros recursos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Pele; Cicatrização de feridas; Fitoterapia; Produto Tradicional Fitoterápico.

Área

Estudo randomizado

Instituições

UEPA - Pará - Brasil

Autores

ISRAEL CLEMESON MOUTINHO LEITE, John Lennon da Costa Sousa, Flávia Vitaline Coelho Maia, Érica da Silva Nascimento, Daliane Ferreira Marinho