Dados do Trabalho


Título do trabalho

INFLUENCIA DA GAMETERAPIA NA INTENSIDADE DA DOR E SEUS IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA E EQUILIBRIO EM PACIENTES COM NEUROPATIA DIABETICA

Introdução

As neuropatias diabéticas (ND), quando presentes, manifestam-se em pessoas com Diabetes Mellitus 1 e 2, comprometendo progressivamente os nervos periféricos, resultando, assim, em inúmeras disfunções dos sistemas orgânicos. Dentre elas, os déficits sensório-motores, que afetam o equilíbrio e a marcha, gerando impactos negativos em sua qualidade de vida. A fisioterapia pode atuar na prevenção e reabilitação, por meio da realização de práticas terapêuticas, destacando-se a gameterapia como uma alternativa inovadora para o processo.

Objetivo

Avaliar a influência da gameterapia sobre a intensidade da dor, equilíbrio estático e dinâmico e a qualidade de vida em pacientes com neuropatia diabética, durante um protocolo de reabilitação.

Metologia

Participaram 4 voluntários, com diagnóstico de neuropatia diabética com idade de 60,5 ± 7,50 anos, submetidos ao tratamento com gameterapia durante 24 sessões, 3x/semana por 50 minutos e avaliados pré e pós intervenção pelo questionário para rastreio de dor neuropática (DN4) e escala numérica de dor, escala de Tinetti, teste de Romberg, Timed Up and Go (TUG), e qualidade de vida pelo Neuropathy-Specific Quality of Life (NeuroQol).

Resultados

Observou-se no pós tratamento valores médios maiores para o teste de Romberg OA e OF ( p<0,001 e p=0,016) respectivamente, Escala de equilíbrio de Tinetti (p=0,003) e qualidade de vida (p<0,001) se comparados ao pré tratamento, bem como valores menores para dor pela END ( p=0,007) e para TUG (p=0,007).

Discussão

Diante dos dados encontrados antes e após a intervenção com a gameterapia, pode-se observar a eficácia do tratamento nos sintomas da ND como controle da dor, melhora do equilíbrio, influenciando na qualidade de vida no pós-tratamento. Estes dados do presente estudo corroboram com o estudo de Albuquerque VT, et al. (2020) que reforçaram que a gameterapia é uma abordagem positiva no tratamento fisioterapêutico, pois necessita de uma certa habilidade durante os jogos, levando o indivíduo à uma adaptação ao jogo, despertando motivação ao jogador e ofertando melhoras tanto a nível cognitivo quanto musculoesquelético e somatossensorial.

Conclusão

A gameterapia auxilia na melhora do quadro sensório-motor do paciente, visto que este recurso estimula o processo de aprendizagem, através da realização de tarefas motoras. Os videogames viabilizam a recuperação de indivíduos com diferentes deficiências por meio de diversas demandas funcionais. Acredita-se que grandes quantidades de dopamina são liberadas no cérebro, sobretudo, nas regiões envolvidas com esforço e aprendizagem durante a utilização do videogame, o que demonstra uma grande atividade cerebral que pode estar relacionada com os ganhos por meio desta terapia.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Diabetes Mellitus; Fisioterapia; Dor; Exercício em Realidade Virtual; Qualidade de Vida.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) - Pará - Brasil

Autores

ALLAN MATEUS DA SILVA LIMA, Diego Mansur ALFAIA, Ana Clara Lima SERRA, Emanuelle Mayane do Nascimento OLIVEIRA, Lívia Moreira PAES, Matheus Sodré DE ARAÚJO, Larissa Salgado de Oliveira Rocha