Dados do Trabalho
Título do trabalho
RELAÇAO ENTRE MUDANÇAS DE DIREÇAO NO JOGO E ASSIMETRIAS TERMICAS DE MEMBROS INFERIORES 48H APOS PARTIDAS DE FUTEBOL PROFISSIONAL
Introdução
A termografia infravermelha avalia o impacto da intensidade do jogo de futebol no tecido muscular do atleta. Assimetrias térmicas de membros inferiores (MMII) encontradas após o jogo podem indicar sobrecargas diferentes nos MMII durante o jogo. Ações motoras no futebol acontecem em diferentes direções e intensidades e de acordo com o contexto do jogo. O GPS é uma tecnologia vestível que permite monitorar diferenças no número de mudanças de direção (CoD) para direita/esquerda e frente/trás.
Objetivo
Verificar se as assimetrias térmicas entre MMII encontradas 48h após partidas de futebol profissional se correlacionam com assimetrias de mudança de direção (CoD - frente/trás e CoD - direita/esquerda) que ocorreram durante as partidas.
Metologia
Em 32 jogos de um time de futebol profissional (Athletico PR) analisou-se assimetrias térmicas >0,6ºC 48h pós jogo (At-48) para quadríceps (At-QD), isquiotibiais (At-IQ) e adutores (At-AD) (câmera Flir® T530c para coleta; software Thermohuman® para análise). Assimetrias de CoD direita/esquerda (CoD-D/E) e frente/trás (CoD-F/T) foram coletadas durante os jogos (GPS Catapult® S7). Foi realizado um cálculo de regressão linear (Power BI®) para verificar possíveis correlações entre At-48 e CoD.
Resultados
Foi encontrada média de At-48 de 0,76ºC(±0,03), sendo At-AD=0,8ºC; At-QD=0,77ºC; At-IQ=0,73ºC. Em relação às assimetrias de CoD, CoD-D/E teve média de 38,5(±3,1) e CoD-FT média de 42,3(±4,4). Correlações encontradas entre CoD e At-48 foram: CoD-D/E vs At-AD (n=10) = 0,5 / R²=0,25; CoD-D/E vs At-QD (n=13) = 0,21 / R²=0,04; CoD-D/E vs At-IQ (n=11) = 0,05 / R²=0; CoD-FT vs At-AD (n=10) = 0,02 / R²=0; CoD-FT vs At-QD (n=13) = 0,4 / R²=0,16; CoD-FT vs At-IQ (n=11) = -0,16 / R²=0,02.
Discussão
Não há consenso sobre os valores de At-48 e quais fatores do jogo os determinam. Não ficou claro neste estudo a influência das CoD nas At-48. Apenas observou-se correlação (fraca) entre CoD-D/EvsAt-AD e CoD-FTvsAt-QD. Observou-se maior número de CoD/frente em comparação com CoD/trás, diferente das CoD-D/E onde não houve mais ações para um determinado lado (resultados brutos não apresentados). Isso pode ter influenciado nos valores superiores de CoD-FT em relação à CoD-D/E encontrados.
Conclusão
ão foi possível afirmar que At-48 estão relacionadas com CoD. A análise de uma quantidade maior de jogos pode ser necessária para melhor entendimento dessa relação. Estudos complementares envolvendo fatores técnicos (nº de passes e chutes) e físicos (nº de acelerações, desacelerações e ações de velocidade) podem ser necessários para melhor compreensão da relação entre At-48h e contexto do jogo.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Futebol; Termografia; Assimetria; Mudança de direção
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia Esportiva
Instituições
Club Athletico Paranaense - Paraná - Brasil
Autores
LUCAS ALBERTO PIANA DO AMARAL, André Olímpio Martins, Felipe Zacharow Wallbach, Nathália Arnosti Vieira