Dados do Trabalho


Título do trabalho

PERCEPÇAO DO PACIENTE SOBRE CARACTERISTICAS CLINICAS DE CICATRIZ DE QUEIMADURA RESULTANTE DO TRATAMENTO FISIOTERAPEUTICO COM ONDAS DE CHOQUE: UM RELATO DE CASO

Introdução

A cada ano, mais de 30 milhões de pessoas sofrem queimaduras, com alterações cicatriciais. O manejo das deficiências cicatriciais, decorrentes de queimaduras, pode ser invasivo (farmacológico ou cirúrgico) ou não invasivo, dentre os tratamento não invasivo o uso da terapia por ondas de choque vem se mostrando promissor no controle dos sintomas clínicos (dor, prurido, flexibilidade e outros).

Objetivo

Avaliar a percepção do paciente quanto às características clínicas de cicatriz de queimaduras resultante do tratamento fisioterapêutico com ondas de choque e malha compressiva.

Metologia

Trata-se de um relato de caso de uma paciente com cicatrizes por queimaduras. Foram utilizados os dados contidos no prontuário eletrônico; Relato de caso: paciente 24 anos, sexo feminino, queimadura térmica (chama) de segundo grau profundo devido à acidente com bisturi elétrico durante cesária há 11 meses, com 64% da superfície corporal queimada. duas cicatrizes cursam com sintomas clínico. Queixas: prurido, dor e aparência da cicatriz. O tratamento utilizado foi compressão com malha e uso de ondas de choque por 8 sessões semanalmente com 6Hz, 60mJ e 2000 shots, além de orientação quanto a hidratação e massagem cicatricial. Para avaliar a percepção foi utilizado a escala Patient and Observer Scar Assessment Scale, a qual foi utilizada somente a escala preenchida pelo paciente (POSAS paciente).

Resultados

A primeira avaliação foi realizada no início do tratamento e após 8 sessões. Foram avaliadas duas cicatrizes (tronco direito e coxa esquerda). Dentre as características clínicas percebidas pela paciente a dor teve maior redução (80% e 85%), seguida pelas características de altura ( 50% e 40%), irregularidade da cicatriz (50% e 40%) e rigidez (40% em ambas as cicatrizes). Somente a coceira teve uma pequena redução na coxa (14%), mas teve um aumento de 20% na cicatriz do tronco. Quanto à cor da cicatriz não houve melhora da percepção.

Discussão

De acordo com a percepção do paciente, o tratamento com ondas de choque e malha compressiva foi capaz de reduzir, principalmente, dor em ambas cicatrizes, mas também foi capaz de reduzir as características de rigidez, altura e irregularidade comparadas com a pele normal do paciente. Por outro lado, coceira e cor da pele se mostraram inalterados ou com piora dos sintomas relatados pelo paciente.

Conclusão

O presente relato de caso sugere que o uso de ondas de choque associado ao uso de malhas compressivas foi capaz de melhorar dor, rigidez, altura e irregularidade da cicatriz de queimadura na percepção do paciente.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia; Ondas de choque; Queimaduras.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Espírito Santo - Brasil

Autores

LORRAYNE MERSCHER HERTEL, Isabel Cristina da Costa Brito, Fernanda Mayrink Gonçalves Liberato, Karine Paula Capucho, Kamila Pereira Lacerda Kobi, ANA CAROLINA RODRIGUES CARVALHO, Cíntia Helena Santuzzi