Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DO USO DA TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE NO EQUILIBRIO E RETRAÇAO DA PELE DE PACIENTE COM SEQUELAS TARDIAS DE QUEIMADURA EM MEMBROS INFERIORES: ESTUDO DE CASO

Introdução

No Brasil acontecem em torno de 1.000.000 de incidentes por queimaduras ao ano, sendo que 100.000 pacientes buscam atendimento hospitalar. A queimadura é um trauma grave, de tratamento complexo e multidisciplinar que decorre com sequelas físicas com impactos sobre a saúde, autonomia e mobilidade do paciente. Queimaduras em membros inferiores decorrem com alterações ao nível do equilíbrio e da marcha.

Objetivo

Investigar os efeitos uso da terapia por ondas de choque no equilíbrio e retração da pele num paciente com sequelas tardias de queimadura em membros inferiores (MMII).

Metologia

trata-se de um relato de caso, 26 anos, sexo feminino, queimadura térmica de segundo e terceiro grau há 21 anos, com 49% da superfície corporal queimada. Apresenta cicatrizes em ambos MMII com características atróficas e retrátil, com contraturas. Foi realizada avaliação inicial, seguida de ondas de choque em MMII 1 vez na semana, por oito semanas. Foram coletados dados da circunferência de MMII esquerdo e Escala de Equilíbrio de Berg (EEB).

Resultados

Ao final da intervenção verificou-se um aumento de 5cm de circunferência de coxa esquerda, demonstrando uma melhora na tensão retrátil em garrote de MMII esquerdo e um aumento de 10 pontos na escala de equilíbrio dinâmico. A paciente saiu de uma pontuação de 39 que indica risco de queda e caracteriza um paciente com déficit de mobilidade e equilíbrio e pontuou 49 que configura indivíduo com baixo risco de queda.

Discussão

Em 8 sessões com terapia por ondas de choque e orientações quanto a hidratação e mobilidade de MMII observaram-se ganhos com importância clínica a nível do equilíbrio, melhora da retração cicatricial observada por meio de perimetria da coxa em paciente com sequelas tardias de queimaduras. As melhorias no equilíbrio e características da pele da coxa foram acompanhadas do aumento da confiança na realização das atividades da vida diária.

Conclusão

O presente relato de caso sugere que o uso de ondas de choque em queimaduras retrátil tardia em MMII é capaz de melhorar a retração da pele e equilíbrio dinâmico.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Ondas de choque, Cicatriz de queimaduras, Equilíbrio

Área

Relato de caso / estudo de caso

Instituições

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Espírito Santo - Brasil

Autores

LORRAYNE MERSCHER HERTEL, Fernanda Mayrink Gonçalves Liberato, Karine Paula Capucho, Mariana Midori Simi, Maria Eduarda Pinheiro dos Santos, Néville Ferreira Fachini de Oliveira, Cíntia Helena Santuzzi