Dados do Trabalho


Título do trabalho

PERFIL SOCIODEMOGRAFICO E CLINICO DE CRIANÇAS COM DUPLO DIAGNOSTICO DE TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇAO COM HIPERATIVIDADE (TDAH) E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Introdução

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição com diagnóstico comum na infância e é um dos distúrbios mais frequentes que afetam o desempenho escolar, possuindo uma taxa de prevalência de 5% a 7% na população de escolares. O TDAH é caracterizado por níveis inadequados de atenção, hiperatividade e impulsividade e frequentemente há comorbidades com outros transtornos psiquiátricos, apontando risco para as dificuldades acadêmicas e sociais, problemas emocionais e de comportamento na infância e adolescência, contribuindo para o surgimento de mais de um sintoma decorrente de características parentais, desvantagens socioeconômicas e disfunções neuropsicológicas. Ademais, déficits de atenção são comumente associados às manifestações do Transtorno do Espectro Autista (TEA), cerca de 52% a 78% dos pacientes que são diagnosticados com TEA, possuem também o diagnóstico de TDAH. O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por uma tríade de sintomas: déficits persistentes na comunicação social e interação social, e padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses ou atividades.

Objetivo

Traçar o perfil sociodemográfico e clínico de crianças com duplo diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Metologia

Estudo observacional, transversal e descritivo com uma abordagem quantitativa, baseada nas informações presentes nos prontuários do público infantil entre 3 e 14 anos de ambos os sexos com diagnóstico de TDAH e TEA atendidos no SABER.

Resultados

Maior parte da amostra composta por participantes entre 7-10 anos (63,4%) do sexo masculino (78%), idade materna (43,9%) dentro da margem de risco para o diagnóstico (> 35 anos). Observou-se resultados significativos para Idade paterna (p=0,035), tipo de parto (p=0,034) e tempo de acompanhamento (p=0,029) quando relacionados ao sexo dos pacientes. Não se encontrou relevância entre características clínicas e renda familiar (p>0,05).

Discussão

Neste estudo também foi possível identificar uma prevalência maior de crianças do sexo masculino com esse diagnóstico, o que corrobora com o estudo de Fabre BD eLúcio OS (2021). Em relação a idade dos genitores, segundo o estudo de Min X (2021) um dos fatores de risco no período gestacional para identificação do duplo diagnóstico TDAH+TEA, é a idade materna e paterna quando acima de 35 anos, período em que os gametas de pais e mães mais velhos mostram maior chance de sofrer mutações genéticas.

Conclusão

O estudo mostrou a relação do perfil sociodemográfico e clínico que foi maior em crianças do sexo masculino a termo que obtiveram diagnóstico tardio para as patologias e com fatores de risco relacionados a idade dos pais acima de 35 anos

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Transtorno do Espectro do Autista, Transtornos do Neurodesenvolvimento, Fisioterapia.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Neurofuncional

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA - Pará - Brasil

Autores

ANA CLARA LIMA SERRA, LÍVIA MOREIRA PAES, EMANUELLE MAYANE DO NASCIMENTO OLIVEIRA, ALLAN MATEUS DA SILVA LIMA, DIEGO MANSUR ALFAIA, LARISSA SALGADO DE OLIVEIRA ROCHA, MATHEUS SODRÉ DE ARAÚJO