Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DA ELETROTERAPIA ASSOCIADA AO FORTALECIMENTO MUSCULAR E EXERCICIOS HIPOPRESSIVOS EM PACIENTES COM DIASTASE ABDOMINAL: RELATO DE CASO

Introdução

Na gestação ocorre modificações no organismo da mulher, para obtenção de um ambiente ideal para o desenvolvimento do feto. Alterações hormonais associadas ao crescimento uterino podem provocar o estiramento da musculatura abdominal (principalmente reto abdominais). A eletroterapia (Corrente Russa) associada a exercícios hipopressivos tem como objetivo o aumento da força muscular abdominal e diafragmática, redução da fadiga e da lombalgia, melhora da função intestinal e geniturinário.

Objetivo

Apresentar os efeitos da eletroterapia (Corrente Russa) associado ao fortalecimento muscular e exercícios hipopressivos em uma paciente com diástase abdominal, expondo o protocolo utilizado e a repercussão clínica dos procedimentos aplicados.

Metologia

Paciente IAS, feminino, 38 anos, duas gestações cesarianas, atendida em junho de 2023. Realizou a perimetria abdominal (93cm), infra/supra umbilical com afastamento de 3,7cm, apresentou fraqueza, edema, algia em abdome, enurese. Submetida a eletroterapia com Corrente Russa frequência 2.500Hz, modulada 100Hz, ciclo 50%, rise 1seg, ON 6seg, decay 1seg e OFF 6seg, desempenhando simultaneamente exercício abdominais associado a hipopressivos.

Resultados

Ao final das dez sessões, evidenciou-se ganho de força muscular abdominal (Teste Abdominal de 1 minuto, avaliação 12 repetições, reavaliação 28 repetições), redução nos valores de perimetria abdominal total (93cm para 88 cm) umbilical (3,7cm pra 2,0 cm), segundo relato da paciente houve melhora da função intestinal e do quadro álgico da região umbilical, melhora na lombalgia, porém a mesma continuou com escapes de urina a grandes esforços.

Discussão

A diastase abdominal é uma condição clínica que afeta a parede abdominal, crucial para a postura corporal, estabilidade de tronco e pelve, respiração e suporte visceral abdominal. Com a progressão da gravidez e o alongamento dos músculos abdominais para acomodar o feto, prejudicando as forças desses músculos, diminuindo a capacidade de contração muscular. A eletroestimulação associada a exercícios de fortalecimento e hipopressivos tem trazido resultados positivos para esses sintomas.

Conclusão

Conclui-se que eletroestimulação e exercícios de fortalecimento e hipopressivos utilizados se mostrou benéfico para a paciente, com melhora da força muscular abdominal em 10 sessões. O principal objetivo do treinamento é o aumento da força muscular dos músculos abdominais, com foco na qualidade de vida do paciente.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Diástase; Fisioterapia; Eletroestimulação; Fortalecimento;

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade do Planalto Catarinense - Santa Catarina - Brasil

Autores

ANA FLAVIA MEDEIROS DELLA GIUSTINA, Maria Elisa Constante Rech, Natalia Veronez da Cunha