Dados do Trabalho
Título do trabalho
TITULO: UTILIZAÇAO DE PROGRAMAS DE AQUECIMENTO COMO FORMA DE PREVENÇAO DE LESOES EM ATLETAS JOVENS DO SEXO FEMININO: UMA REVISAO BIBLIOGRAFICA
Introdução
Para ser jogador de futebol, são necessárias diversas habilidades, como por exemplo, corrida máxima, chute, desaceleração brusca, resistência, agilidade. Todos esses aspectos são adquiridos e aperfeiçoados durante os treinos, com o intuito de reduzir o risco de lesões. As lesões musculares nos atletas de futebol são comuns durante treinos e partidas oficiais. Dentre elas o segmento corporal mais frequentemente afetado foram os membros inferiores.
Objetivo
O objetivo desta revisão é compreender a eficácia de diferentes programas na prevenção de lesões em membros inferiores na pratica de futebol feminino em atletas jovens e com isso agrupar evidências científicas para ser utilizadas como forma de prevenção, diagnóstico e tratamento.
Metologia
Foi realizada uma revisão bibliográfica utilizando métodos da PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis). Os termos de pesquisa utilizados foram feminino / prevenção / lesão / jovem e / ou adolescente / futebol. Os critérios de inclusão foram os seguintes: artigos publicados em periódicos com revisão por pares; serem ensaios clínicos com processo de randomização, com grupo controle, em jogadoras de futebol do gênero feminino, em pelo menos um dos grupos.
Resultados
Após a leitura independente de todos os resumos e títulos, foram selecionados 19 estudos que cumpriam todos os critérios de inclusão. Nos estudos incluídos foi retirada a seguinte informação: autores; ano de publicação; participantes; programa de exercício e resultados. Os resultados apontam que os programas de exercícios utilizados apresentam efeitos positivos na prevenção de lesão dos membros inferiores de atletas meninas jovens. Porém, a adesão ao programa pode influenciar os resultados.
Discussão
O principal objetivo dessa revisão foi agrupar resultados da eficácia da utilização de prevenção em atletas de futebol femininas jovens. Os autores observaram resultados diferente entre as atletas jovens. Pré-adolescentes apresentam padrões de movimento mais arriscados do que as meninas adolescentes, mas se beneficiam mais da participação do programa, porque os seus corpos se adaptam mais rápido aos padrões de movimento do programa de prevenção de lesão.
Conclusão
Através dos dados obtidos com essa revisão bibliográfica podemos concluir que a alta adesão do programa de aquecimento e que se for utilizado de forma correta pelas jogadoras pode reduzir o risco de lesão e melhorar o equilíbrio funcional e a biomecânica dos membros inferiores. A baixa adesão do programa em jogadoras que tem uma carga de treinos e jogos alta pode resultar em um possível mesmo número de lesões novas ou recidivas.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Lesão, prevenção, futebol feminino
Área
Revisão sistemática e metanálise
Categoria
Fisioterapia Esportiva
Instituições
UNISOCIESC - Santa Catarina - Brasil
Autores
VITORIA BENDER ATANASIO, Micheli Schwarz, Lucas Rabello