Dados do Trabalho


Título do trabalho

OS EFEITOS DO USO DA VENTILAÇAO NAO INVASIVA EM PACIENTES COM INSUFICIENCIA CARDIACA – REVISAO DE LITERATURA.

Introdução

A insuficiência cardíaca (IC) é definida como uma síndrome que gera disfunção na estrutura e funcionamento cardíaco5.Dentre seus sinais clínicos estão: dispneia e fadiga5,7. A ventilação não invasiva (VNI) em paciente com IC, otimiza a função cardíaca e respiratória, resultando na redução das variações da pressão pleural e transmural do ventrículo esquerdo (VE), melhorando a oxigenação e o desempenho contrátil do coração, diminuindo a congestão pulmonar, o esforço inspiratório e a dispineia1,5,7

Objetivo

Analisar através da busca de artigos científicos, os prováveis efeitos do uso da Ventilação Não Invasiva em pacientes com Insuficiência Cardíaca, a fim de precisar a eficácia desse método.

Metologia

Tratou-se de uma revisão de literatura sobre o uso da VNI em pacientes com IC. Para esta revisão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados: Sciello, Pubmed, Lilacs e Pedro, e foram selecionados sete artigos relevantes sobre o tema, publicados entre 2014 a 2018, onde três artigos falaram sobre o uso no modo CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) e os outros quatro sobre o uso no modo BIPAP (Bilevel Positive Airway Pressure).

Resultados

Dentre os artigos estudados, foram analisados dados sobre o efeito da VNI em pacientes com IC crônica e aguda, com classificação do NYHA (New York Heart Association) de II, III, IV. Observou-se as abordagens em pacientes estáveis (NYHA II e III) no modo CPAP com pressões entre 6-10cmH201,2,5 e nos instáveis (NYHA IV) o modo BIPAP com pressão inspiratória entre 8-20cmH20 e pressão expiratória final entre 4-10cmH207. Tanto na IC crônica quanto na aguda, a VNI mostrou um desfecho clínico positivo.

Discussão

Tanto na IC crônica quanto na aguda, a VNI mostrou um desfecho clínico positivo.

Conclusão

A VNI tem influenciado a redistribuição do fluxo sanguíneo da musculatura respiratória para a periférica, melhorando a oferta e utilização de oxigenio7. Associado aos exercícios houve aumento na força muscular respiratória, melhora na funcionalidade, tolerância aos esforços, e na qualidade de vida5,6.Além disso, apresentou redução no tempo de internação hospitalar em pacientes com NYHA IV e foi documentada a eficácia da VNI como “tratamento ventilatório de teto” em pacientes idosos e paliativos4.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia; Ventilação Não Invasiva; Insuficiência Cardíaca.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e pesquisa - São Paulo - Brasil

Autores

SARONIDJA MARTINS DE LIMA, INGRETI MIRLLE DA SILVA CABRAL