Dados do Trabalho


Título do trabalho

FUNÇAO FISICA E SUA RELAÇAO COM A INTENSIDADE DA DOR, CATASTROFIZAÇAO E FLEXIBILIDADE EM INDIVIDUOS COM OSTEOARTRITE DE JOELHO E QUADRIL: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Introdução

A Osteoartrite é a doença reumática mais prevalente mundialmente, que acomete ambos os sexos, em idades mais avançadas, e dentre as articulações mais acometidas, estão o joelho e o quadril. A sintomatologia crônica da osteoartrite frequentemente resultará em declínio da função física. Tornando-se importante avaliar os fatores associados a esta condição clínica.

Objetivo

Avaliar a função física e a sua relação com a intensidade da dor, catastrofização da dor e flexibilidade muscular em indivíduos com osteoartrite de joelho e quadril.

Metologia

Indivíduos com osteoartrite de joelho e quadril, com idade acima de 40 anos, foram submetidos à avaliação da função física (SPPB - Short Physical Performance Battery), dor (sub-escala Dor do WOMAC - Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index), catastrofização da dor (PCS - Pain Catastrophizing Scale) e flexibilidade muscular (teste de sentar e alcançar com banco de Wells).

Resultados

A amostra constituiu-se de 30 pacientes, sendo 90% mulheres, com média de idade de 66,07±10,15 anos. Apresentaram boa capacidade física [SPPB = 12,00 (9,75 - 12,00)], dor moderada (WOMAC = 44,64±21,85) , baixa catastrofização [PCS = 16,50 (11,00 - 27,25)] e fraca flexibilidade (18,24±10,29). Houve correlação significativa forte, negativa, entre função física e dor (ρ Spearman= -0,59; p=0,01) e não foi encontrada correlação significativa com os desfechos de catastrofização e flexibilidade.

Discussão

A análise de correlação no presente estudo indica correlação negativa forte entre função física e intensidade da dor. Sugerindo que os piores desempenhos no teste SPPB estiveram relacionados com maior intensidade da dor e vice-versa. Não houve correlação significativa entre função física e flexibilidade muscular. No que concerne à associação entre função física e catastrofização da dor, também não foram encontrados resultados significativos.

Conclusão

A intensidade da dor está relacionada com prejuízos na função física de indivíduos com osteoartrite de joelho e quadril. Porém, não foram encontradas associações entre a função física e a catastrofização da dor, nem com a flexibilidade muscular.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Catastrofização; Desempenho físico funcional; Dor musculoesquelética; Osteoartrite do joelho; Osteoartrite do quadril; Flexibilidade

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

AENOAN RAYANE DE SOUZA SOARES