Dados do Trabalho


Título do trabalho

OS EFEITOS DA CRIOTERAPIA DE CORPO INTEIRO (CCI) NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA: UMA REVISAO BIBLIOGRAFICA

Introdução

A síndrome de fibromialgia é uma doença idiopática, caracterizada principalmente por dor crônica musculoesquelética generalizada, hiperalgia, alodinia, fadiga e distúrbios do sono. A crioterapia de corpo inteiro, favorece a exposição dos pacientes a ar seco extremamente frio, em uma cabine, com temperatura e ambiente controlados. Dessa forma, a modalidade terapêutica tem proporcionado bons resultados, principalmente, no controle de citocinas anti-inflamatórias e de beta-endorfinas.

Objetivo

Realizar uma revisão da literatura dos efeitos terapêuticos da crioterapia de corpo inteiro no tratamento de Fibromialgia.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica na base de dados online como Springer Link, SciELO e PubMed, constatando estudos publicados entre os anos de 2013 a 2021. Adotou-se como critérios de inclusão, os artigos que abordassem a aplicação dos recursos e efeitos crioterápicos de cabine no tratamento da fibromialgia. E de exclusão, estudos com outras abordagens com o uso da crioterapia e de outros tratamentos fibromiálgicos, com outros períodos de publicação e/ou idioma.

Resultados

Dessa forma, foram encontrados 346 artigos dos quais apenas 05 respeitaram os critérios. Os pacientes submetidos ao tratamento da crioterapia de corpo inteiro (CCI), apresentaram uma redução nos sintomas da doença como na dor crônica generalizada, na fadiga, nos distúrbios do sono, nos indicadores de inflamação e de estresse depressivo que influenciam no quadro de depressão da doença, e na melhora das disfunções cognitivas como o comprometimento cognitivo leve e a demência precoce.

Discussão

Observou-se uma redução de aproximadamente de 60% de dor em comparação com os fibromiálgicos não criotratados, e uma significativa diminuição de fadiga física e psicológica. A CCI aumenta os níveis IL-10 (citosina anti-inflamatória) que diminuem a produção de interleucinas pró-inflamatórias como IL-1 e IL-6. Ademais, a exposição ao frio possui uma ação eficaz na qualidade de sono, devido principalmente pelo aumento da atividade parassimpática nos primeiros 10 minutos da fase REM.

Conclusão

Diante do exposto, dos estudos revisados, percebe-se os efeitos positivos da crioterapia de corpo inteiro no tratamento da fibromialgia, evidenciando a redução da dor e de outras atividades e gravidades da doença e a melhoria da qualidade de vida. Embora constem os bons resultados, ainda são necessários mais estudos que comprovem a eficiência do tratamento em pacientes fibromiálgicos devido as poucas evidências já relatadas.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fibromialgia. Crioterapia. Efeitos Terapêuticos.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

JOEL DE ANDRADE BRITO, José Rahel Castro Rego, Maria Nelcileny Leão Mota, Priscila de Sousa Guedes, Camille Eduarda Santos Lisboa, Maiara Silvana Salgado Batista