Dados do Trabalho


Título do trabalho

REALIDADE VIRTUAL NA REABILITAÇAO CARDIACA

Introdução

A reabilitação cardíaca (RC) é um conjunto de atividades necessárias para garantir ótimas condições físicas, mentais e sociais ao paciente cardíaco. O uso de novas tecnologias por meio da realidade virtual (RV), como terapia de apoio aos programas de RC, são mostradas como coadjuvantes promissores com o intuito de aumentar a adesão e satisfação aos programas, uma vez que a RV é uma tecnologia recente que tem sido cada vez mais utilizada como uma possibilidade terapêutica dentro da fisioterapia.

Objetivo

Revisar as evidências disponíveis a fim de verificar os efeitos da RV nos programas de RCV.

Metologia

Trata-se de um estudo de revisão de literatura, no qual a seleção dos artigos ocorreu por meio das plataformas de base de dados: PubMed, Cochrane e PeDro; utilizando-se os descritores: “virtual reality” e “cardiac rehabilitation”. Foram incluídos os artigos publicados no recorte temporal de 2013 à 2023, nos idiomas inglês e português e excluído os artigos de revisão, que não abordassem a temática proposta, duplicatas e que não estivessem disponíveis gratuitamente.

Resultados

Foram encontrados 37 artigos, sendo que 5 foram selecionados para análise após a aplicação dos critérios de inclusão. Os estudos encontrados tinham como principal objetivo avaliar os efeitos da realidade virtual (RV) no aumento da adesão do paciente à reabilitação cardíaca (RC), podendo estar associados a melhora do estado mental do paciente cardiopata.

Discussão

Observa-se que a RV tem influência direta na redução de sintomas depressivos e ansiosos em pacientes com doenças cardiovarculares, além de demonstrar melhora dos níveis de estresse, resistência a fadiga e qualidade de vida, sendo considerado um eficiente método de apoio para RC. Esse tipo de ferramenta moderna aumenta a adesão, o engajamento e a satisfação do paciente com relação ao tratamento; o que indica que a realidade virtual constitui em uma alternativa ao tratamento convencional.

Conclusão

Desse modo, por meio da análise, percebe-se que a terapia por realidade virtual associada a um programa de videogame, atua como ferramenta adjunta a um programa convencional de RC, produzindo, desse modo, melhorias na ergometria, estimativa de METS, resistência à fadiga e qualidade de vida, tendo boa adesão e satisfação por pacientes com cardiopatia isquêmica em fase II. Mostrando-se, também, efetiva para reabilitação cardíaca de indivíduos com sintomas depressivos ansiosos.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Realidade Virtual, Reabilitação Cardíaca, Fisioterapia.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

Universidade do Estado do Pará - CAMPUS XII - Pará - Brasil

Autores

SANDRO JUNIO ASSUNÇAO AMAZONAS, DAVI SILVA DE SOUSA, JOSÉ RAHEL CASTRO REGO, SARAH LORENA SILVA RODRIGUES, LUÍS AFONSO RAMOS LEITE