Dados do Trabalho
Título do trabalho
RELATO DE EXPERIENCIA DO PROJETO ALIVIO - DOR OROFACIAL SOBRE A ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL NO DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DA DOR OROFACIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO
Introdução
As disfunções temporomandibulares (DTM) são desordens musculoesqueléticas de etiologia multifatorial e estão entre as principais causas de dor orofacial não odontogênica. O projeto Alívio - Dor Orofacial, da Universidade Federal do Espírito Santo, foi criado em 2019 com o propósito de atender esta complexa demanda através da abordagem interprofissional, baseada no modelo biopsicossocial.
Objetivo
Descrever a experiência do projeto de extensão “Alívio - Dor Orofacial” na Universidade Federal do Espírito Santo, desde a sua criação até os dias atuais, relatando a importância deste projeto na formação profissional dos acadêmicos e na qualidade de vida dos pacientes contemplados pelos atendimentos.
Metologia
Estudo transversal que avaliou os dados dos prontuários dos pacientes atendidos de 2019 a 2023, bem como dos relatórios do projeto. O presente estudo foi aprovado no comitê de ética em pesquisa sob parecer CAAE 30743220.9.0000.5060.
Resultados
O projeto de extensão conta atualmente com uma equipe de fisioterapeutas, dentistas e fonoaudiólogos, sendo 28 alunos da graduação, 3 alunos da pós-graduação e 4 coordenadoras professoras da universidade. A partir de agosto de 2021 começou-se a avaliar a percepção do estado de saúde do paciente pela Escala de Mudança Percebida (EMP), desde então 66 pacientes já responderam o instrumento com uma média de 44,4 pontos numa escala que vai de 18 (pior do que antes) a 54 (melhor do que antes) pontos.
Discussão
A grande demanda de pacientes com DTM vai ao encontro da necessidade de qualificação profissional. Conceitos desatualizados acarretam tratamentos ineficazes, cronificação da dor e muitas vezes iatrogenia. O projeto Alívio possibilita o aprofundamento de futuros profissionais no diagnóstico e manejo das DTM, fomenta a realização de pesquisas nesta área, a troca de conhecimento entre as diferentes áreas atuantes, além de acolher, tratar e orientar automanejo à população.
Conclusão
A implementação de projetos de extensão como o projeto Alívio - Dor Orofacial nas universidades é de grande importância, a fim de complementar a formação dos estudantes com um conteúdo que geralmente não faz parte das grades curriculares, além de possibilitar um atendimento especializado à população.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Disfunção Temporomandibular, dor orofacial, projeto de extensão.
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia Musculoesquelética
Instituições
Universidade Federal do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil
Autores
KAMILA PEREIRA LACERDA KOBI, Ana Carolina Rodrigues Carvalho, Maria Eduarda Pinheiro dos Santos, Cíntia Helena Santuzzi, Dhandara Araújo de Sousa, Trixy Cristina Niemeyer Vilela Alves, Fernanda Mayrink Gonçalves Liberato