Dados do Trabalho


Título do trabalho

ASSOCIAÇAO ENTRE ESCALA DE FADIGA E ESCALA DE ESTADO FUNCIONAL POS COVID-19

Introdução

Atualmente, muitos indivíduos que foram infectadas pela COVID-19, estão apresentando sintomas persistentes. A fadiga é um dos principais sintomas relatados por indivíduos pós COVID-19, ocorrendo em aproximadamente um terço dos pacientes, podendo persistir por pelo menos seis meses após a infecção e está associada a um pior prognóstico. Possivelmente, a fadiga também esteja relacionada negativamente com o estado funcional.

Objetivo

Avaliar a relação entre a pontuação no Chalder Fatigue Questionnaire (CFQ) e no Post-COVID-19 Functional Status Scale (PCFS).

Metologia

O estudo foi realizado de janeiro a março de 2023. A amostra foi composta de 28 voluntários com idade média de 37±16 anos, de ambos os sexos, dos quais 6 (21,43%) foram do sexo masculino. A avaliação foi composta do instrumento Chalder Fatigue Questionnaire (CFQ) para avaliação da pontuação de fadiga. O Estado Funcional Pós-COVID-19 foi avaliado através do questionário Post-COVID-19 Functional Status Scale (PCFS), onde quanto maior a pontuação, maior o comprometimento da funcionalidade pós COVID-19.

Resultados

Os resultados mostraram que, houve associação direta entre a variável PCFS e pontuação da CFQ (r=0,50, p=0,006), demonstrando que quanto maior a pontuação na CFQ, maior as repercussões funcionais pós COVID-19.

Discussão

Este trabalho não possui discussão.

Conclusão

Os dados deste estudo, sugerem uma associação entre a fadiga pós-COVID com prejuízos no estado funcional, o que possivelmente pode impactar negativamente as atividades de vida diária e qualidade de vida dos indivíduos pós COVID-19.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Infecção por Coronavírus. Sequelas. Síndrome pós COVID-19.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

GABRIELLE PERES PAINES, VICTÓRIA POSSEBON SGARIA, CARINE CRISTINA CALLEGARO