Dados do Trabalho


Título do trabalho

ASSOCIAÇAO DO DESEMPENHO FUNCIONAL DE MEMBROS INFERIORES ATRAVES DO Y BALANCE TEST E O RISCO DE LESOES EM CORREDORES DE RUA AMADORES

Introdução

Lesões relacionadas à corrida ocorrem entre 24 a 65% dos seus praticantes (MALISOUX et al., 2016). Nesse sentido, torna-se importante investigar as lesões relacionadas à corrida em indivíduos amadores, uma vez que, estes representam cerca de 95% dos participantes das corridas de rua (CAMPOS et al., 2016), e estão propensos a algumas lesões agudas (KAKOURIS et al., 2021). Uma vez que estes estão expostos a variados fatores de risco.

Objetivo

Verificar a associação do desempenho funcional de membros inferiores através do resultado do Y Balance Test (YBT) com o risco de lesões, além da caracterização do perfil de corredores de rua amadores na cidade de Imperatriz-Ma.

Metologia

Estudo analítico observacional, transversal. Aprovado pelo CEP com CAAE: 58538122.9.0000.5235. Realizado com 167 corredores de rua amadores, de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente por conveniência, idade entre 18 e 40 anos. Excluídos o que tivessem quadro de incapacidade funcional atual independente de fatores. Responderam ao questionário de caracterização do perfil e realizaram o YBT. Feito o teste qui-quadrado com significância de 5% e OR com intervalo de confiança 95%.

Resultados

A amostra foi constituída de 167 participantes, com média de idade de 31,8 anos (±6,5) e predomínio do sexo feminino (n = 91, 54,59%). Os resultados do desempenho funcional pela da assimetria do equilíbrio dinâmico de membros inferiores através do YBT, a única medida estatisticamente associada ao histórico de lesão com o desempenho funcional dos membros inferiores através do YBT foi quando utilizamos o ponto de corte de 94% no lado esquerdo, apresentando OR=2,06 (p=0,021).

Discussão

Os pontos de corte utilizados no trabalho de 89% e 94% para assimetria do equilíbrio dinâmico dos membros inferiores foram baseados em estudos anteriores (Plisky et al., 2006; Butler et al., 2013; Tarara, Hegedus e Taylor, 2014), que consideraram estes pontos de corte como preditivos de lesão de membros inferiores. O estudo traz informações sobre associação que determina a possibilidade de risco de lesões musculoesqueléticas associados às avaliações prévias através de testes funcionais.

Conclusão

A partir dos resultados obtidos, é possível concluir que o histórico de lesões possui associação com desempenho funcional de membros inferiores através da assimetria do equilíbrio dinâmico de membros inferiores no membro inferior esquerdo quando utilizado o ponto de corte 94%.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Corrida de rua, desempenho funcional de membros inferiores; Y Balance Test.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

UNISULMA - Maranhão - Brasil

Autores

CARLOS EDUARDO PEREIRA DE SOUZA, LEANDRO ALBERTO CALAZANS NOGUEIRA, GUSTAVO FELÍCIO TELLES