Dados do Trabalho


Título do trabalho

Resultados alcançados através da terapia manual em quadros álgicos: uma revisão bibliográfica.

Introdução

A terapia manual é um dos principais e mais antigos recursos terapêuticos utilizados para o tratamento de quadros álgicos, sendo agudos ou crônicos. Esse método terapêutico destaca exclusivamente o tratamento manual feito pelas mãos do terapeuta, que manipula tecidos moles e articulações que resultam em efeitos positivos como aumento de mobilidade e principalmente, alivio de dor.

Objetivo

Confirmar através de materiais científicos que a terapia manual é um tratamento eficaz para quadros álgicos.

Metologia

Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa nas bases de dados: ScieELO, Google Acadêmico e Plataforma PEDRO, utilizando os descritores “Terapia Manual”, “Dor” e “Fisioterapia”, em português e inglês, durante todo o mês de julho de 2023.

Resultados

Foram selecionados 6 artigos randomizados que ressaltavam a atuação direta da terapia manual no tratamento da dor, de forma individual ou combinada com outros recursos fisioterapêuticos.

Discussão

Os estudos apresentaram melhora em dores na lombar simples e crônica, no pescoço, no quadro de disfunção temporomandibular, dor no trapézio e ajuda na constipação, a partir das técnicas de terapia manual associadas principalmente com recursos termoterapêuticos, eletroterapêuticos e a cinesioterapia.

Conclusão

Conclui-se, portanto, a eficácia do tratamento realizado através da terapia manual para a redução de quadros álgicos através de comprovações cientificas, dos estudos e artigos aqui citados, que utilizam as terapias manuais exclusivamente ou em combinações com outras técnicas para a diminuição da queixa de dores do paciente.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Terapia Manual, Quadros álgicos, Fisioterapia.

Área

Revisão bibliográfica

Categoria

Terapias Manipulativas

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

CAMILLE EDUARDA SANTOS LISBOA, SANDRO JUNIO ASSUNÇÃO AMAZONAS, ANDIARA DE CÁSSIA RIBEIRO SIMÕES, JOEL DE ANDRADE BRITO, MARIANA DOS ANJOS FURTADO DE SÁ