Dados do Trabalho


Título do trabalho

TRANSTORNOS PSIQUICOS, QUEIXAS OSTEOMUSCULARES E VOCAIS EM PROFESSORES: UM ESTUDO TRANSVERSAL.

Introdução

O trabalho do professor é um dos mais estressantes e com potencial para desencadear distúrbios físicos e mentais. E os principais acometimentos são vocais, psíquicos e osteomusculares. Na classe docente os distúrbios osteomusculares são frequentes, pois além dos professores serem diariamente exigidos mecanicamente e por muito tempo, outros fatores como estresse, vida pessoal conturbada e hábitos diários inadequados também contribuem para a origem destes distúrbios. Este profissionais também estão em risco de desenvolverem distúrbios vocais em função do uso contínuo e inevitável da voz .

Objetivo

o objetivo do estudo foi avaliar a prevalência e testar a associação entre transtornos psíquicos menores, queixas osteomusculares e vocais, em professores do Ensino Fundamental das escolas municipais, em um município no interior do estado de Minas Gerais.

Metologia

Trata-se de um estudo observacional transversal, no qual a amostra foi selecionada por conveniência nas escolas municipais. Para análise foram utilizados os questionários Self-Reporting Questionnaire (SRQ20), Questionário de Performance Vocal, Nórdico do Sintomas Osteomusculares, Dados Sociodemográficos e a Escala Visual Numérica de Dor. O índice de significância adotado para análise estatística foi de 5%.

Resultados

A média de idade das 37 participantes foi 44,7±8,8 anos, sendo 100% do sexo feminino. Verificou-se alta prevalência de sintomas osteomusculares e queda da performance vocal e baixa prevalência do risco de transtornos psíquicos menores. O teste de correlação de Spearman mostrou uma correlação moderada e positiva do escore de performance vocal com o SRQ20 e com nível de dor. (s=0,41, p=0,01; s=0,53, p=0,00). Observou-se que 70,3% têm queixas osteomusculares sendo mais prevalentes na região da coluna lombar (32,4%) e cervical (32,4%). Quanto ao tempo de queixa dolorosa, 64.9% relataram sentir alguma dor nos últimos 12 meses, e 18,9% tiveram que faltar ao trabalho por algum problema musculoesquelético

Discussão

Neste estudo 100% da amostra foi do gênero feminino e este expressivo percentual de mulheres como educadoras é praticamente uma constante nos estudos com esta população, no Brasil. Isto possivelmente está relacionado a uma questão histórica de participação feminina no mercado de trabalho onde sempre se admitiu que a escola fosse um espaço de trabalho para as mulheres. A queda do rendimento vocal entre estas trabalhadoras aparece como um evento sentinela e merece atenção, uma vez que o distúrbio vocal se desenvolve de forma silenciosa, e muitas vezes assintomática, podendo perdurar por meses ou anos de trabalho sem que o professor perceba.

Conclusão

Os resultados mostraram que há alta prevalência de queixas osteomusculares com predomínio da região lombar, cervical e ombros. Além de queda no rendimento vocal dos professores

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Sistema osteomuscular. Saúde. Docentes.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade do Estado de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

VIVIANE GONTIJO AUGUSTO, Giovana Silva Costa , Ana Flávia Avelar Maia Seixas, Cecília Ferreira Aquino