Dados do Trabalho


Título do trabalho

Efeitos isolados e combinados de diferentes estratégias de recuperação pós-exercício em atletas CrossFit: ensaio clínico, randomizado, controlado e cego.

Introdução

Crossfit® é uma rotina de treinamento baseada na combinação de movimentos funcionais, constantemente variados e de alta intensidade. Os Treinos do Dia (WODs) são frequentemente combinados e realizados com repetições rápidas e sucessivas com tempo de recuperação limitado ou inexistente. Isso leva à fadiga muscular, que está relacionada ao risco de lesão. Portanto, o desenvolvimento de estratégias que busquem acelerar o processo de recuperação muscular é muito importante.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos dos três diferentes recursos terapêuticos, a Terapia de Fotobiomodulação com um campo magnético estático (PBMT-sMF), Compressão Pneumática Intermitente (IPC) e Terapia de Ondas de Choque Extracorpórea (ESWT) para recuperação muscular em atletas CrossFit.

Metologia

Ensaio clínico randomizado, controlado, cruzado e cego, com 12 atletas homens (18-36 anos), aleatoriamente alocados por ordem de tratamentos (TFBM-CMe, TOC, CPI e recuperação passiva), que receberam por semana após o exercício. As avaliações: funcional, de percepção de esforço (RPE) escala CR-100, análise de CK e IL-6 e de satisfação a terapia foram realizadas basalmente, 1, 24 e 48h após exercício. O teste de ANOVA seguido por post hoc de Bonferroni foram realizados (p<0,05).

Resultados

No teste funcional, o PBMT-sMF apresentou uma diferença nos valores percentuais em relação à recuperação passiva, ESWT e IPC (p<0,05). Na variação percentual da atividade de CK, o PBMT-sMF apresentou uma diminuição significativa em relação à recuperação passiva, ESWT e IPC (p<0,05). O IL-6 mostrou níveis mais baixos para PBMT-sMF em comparação com ESWT (p<0,0001), também em comparação com a recuperação passiva (p=0,0010).

Discussão

De acordo com a satisfação do atleta, houve uma diferença significativa entre PBMT-sMF e recuperação passiva, também entre IPC e recuperação passiva (p<0,05).

Conclusão

Em conclusão, comparando os recursos terapêuticos e a recuperação passiva, o PBMT-sMF provou ser mais eficiente na recuperação de sinais de fadiga muscular após exercícios extenuantes em atletas Crossfit®.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Crossfit®, Terapia de fotobiomodulação, Terapia de ondas de choque, Compressão intermitente, Recuperação muscular.

Área

Estudo randomizado

Instituições

Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

PAULO HENRIQUE GUSMAO NOGUEIRA MARTINS, Caroline Miranda Monteiro Machado, Matheus Marinho Aguiar Lino, Luana Barbosa Dias, Marcelo Ferreira Duarte De Oliveira, Heliodora Leão Casalechi, Ernesto Cesar Pinto Leal-Junior