Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DE UMA SESSAO AGUDA DE NATAÇAO ATE EXAUSTAO SOBRE A CONTRATILIDADE DE CARDIOMIOCITOS ISOLADOS DO VENTRICULO ESQUERDO DE RATOS ESPONTANEAMENTE HIPERTENSOS COM INSUFICIENCIA CARDIACA

Introdução

A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial. Estudos mostram o exercício realizado de forma exaustiva leva a danos cardíacos, mas pouco se sabe sobre os efeitos de uma sessão de natação até exaustão em animais hipertensos na fase descompensada.

Objetivo

Diante disso nosso objetivo do estudo foi investigar os efeitos de uma sessão aguda de natação até exaustão sobre as propriedades mecânicas de cardiomiócitos isolados do ventrículo esquerdo de ratos espontaneamente hipertensos em fase de função cardíaca descompensada.

Metologia

Os animais foram alocados em dois grupos, cada um composto por 7 animais: normotenso exaustão (NE) e hipertensos exaustão na fase descompensada, já na fase de insuficiência cardíaca (IC). Os animais foram submetidos a um protocolo de natação até exaustão, 5% do peso corporal, imediatamente após o exercício esses animais foram eutanasiados e os cardiomiócitos foram isolados. Foram avaliados o tempo de natação até exaustão e a contratilidade celular na frequência de estimulação de 1Hz.

Resultados

Os animais do grupo IC apresentaram hipertrofia ventricular esquerda. Quanto as dimensões dos miócitos houve uma redução no comprimento e um aumento largura. Os animais normotensos conseguiram manter a natação por 14 minutos ± 3 minutos e 41 segundos, enquanto os animais hipertensos na fase descompensada mantiveram a natação por apenas 4,83 ±1,57 minutos. A amplitude e velocidade de contração, além da velocidade de relaxamento do grupo IC apresentaram um aumento.

Discussão

O miocárdio dos animais IC apresentam paredes espessas e pequenas cavidades o que justificar o desempenho reduzido dos animais, além disso, a velocidade de contração e de relaxamento do ventrículo foram aumentadas, o que pode ter reduzido o tempo de enchimento ventricular. A amplitude de contração foi aumentada no grupo IC, isso pode ser explicado por um possível aumento da amplitude do transiente de Ca2+ que já foi encontrada em outros estudos.

Conclusão

Os animais hipertensos na fase descompensada apresentaram variações contrateis que podem ter sido causadas pelas alterações nas proteínas gerenciadoras do cálcio, o que pode explicar um desempenho precário quando submetidos ao exercício de natação até exaustão. Diante disso, torna-se necessário a continuidade desse estudo para identificar as causas dessas alterações.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Insuficiencia cardíaca, SHR, contratilidade, exaustão

Área

Estudo randomizado

Instituições

Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARIA CECILIA TELES, Alexandre Martins Oliveira Portes, Mauro César Isoldi