Dados do Trabalho


Título do trabalho

CONFIABILIDADE TESTE E RETESTE E INTERAVALIADORES E VALIDADE CONCORRENTE DA ESCALA DE EQUILIBRIO DE BERG PARA AVALIAÇAO DE INDIVIDUOS APOS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL POR VIDEOCONFERENCIA - RESULTADO PRELIMINAR

Introdução

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda maior causa de mortes no mundo e muitos pacientes permanecem com sequelas motoras. O déficit de equilíbrio diminui a mobilidade e consequentemente as atividades de vida diária. A Escala de Equilíbrio de Berg é comumente utilizada na prática clínica presencialmente para avaliar o equilíbrio, entretanto, não se conhece a confiabilidade e validade da BERG aplicada via teleconsulta (tele-BERG).

Objetivo

Avaliar as propriedades de medida, confiabilidade teste-reteste e interavaliadores e validade concorrente da Escala de Equilíbrio de BERG quando aplicada de forma remota via teleconsulta (tele-BERG).

Metologia

Vinte indivíduos foram avaliados de forma aleatória presencial em sua casa e remotamente. O avaliador A pontuou sincronicamente em 2 ocasiões e o B a partir da 2ª gravação. A confiabilidade e a validade foram analisadas respectivamente com base nos limites de concordância (LC) de Bland-Altman e pelo coeficiente de correlação de Pearson. A confiabilidade teste-reteste e interavaliadores foi verificada pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) com intervalo de confiança de 95% (IC 95%).

Resultados

Foi encontrada excelente confiabilidade teste-reteste (CCI=0,97; IC95%=0,93-0,99) do escore total da Tele-BERG e excelente confiabilidade interavaliadores (CCI=0,90; IC95%=0,78-0,96). A análise do gráfico de Bland-Altman para os escores totais da BERG, indicou que a diferença média entre os escores presenciais e remotos foi de 0,3 pontos (LC de +9,8 e -9,3 pontos). Apresentou uma correlação positiva (r=0,90; IC95%=0,75-0,95) entre os escores da BERG e a Tele-BERG.

Discussão

A BERG é muito utilizada na prática clínica, no entanto, as propriedades de medida da versão remota aplicada por videoconferência eram desconhecidas. Os resultados do estudo final deverão apresentar a confiabilidade e a validade da Tele-BERG para avaliar remotamente o equilíbrio de indivíduos pós-AVC por meio da videoconferência.

Conclusão

Os resultados preliminares apontam que a Tele-BERG possui confiabilidade teste-reteste e interavaliadores e deve ser considerada como uma medida válida.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Acidente Vascular Cerebral; Escala de equilíbrio; Teleconsulta.

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Santa Catarina - Brasil

Autores

ALINE BARBOSA DA COSTA