Dados do Trabalho


Título do trabalho

FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPEDICA: UM RELATO DE CASO NA ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA EM TRAUMA DE MAO

Introdução

O punho é uma das articulações funcionais mais utilizadas do corpo humano, que produz movimentos para interação com o ambiente e realização das atividades de vida diária (AVD). Por ser uma região que não possui muito revestimento de tecido mole, torna-se suscetível a lesões ou traumas. Visto que alterações na mecânica desse segmento geram mudança na rotina, desconforto e sintomas de dor que prejudicam a qualidade de vida das pessoas.

Objetivo

O objetivo foi evidenciar os efeitos da aplicação de técnicas fisioterapêuticas para o tratamento de um trauma de mão direita (D) com suspeita de lesão tendínea ou nervosa, que não possui diagnóstico clínico definido.

Metologia

Estudo de caso e descritivo da abordagem fisioterapêutica de membro superior de paciente do sexo feminino de 23 anos. Realizado avaliação cinético-funcional; para verificação da força muscular: dinamômetro hidráulico de dedo e de preensão palmar; goniometria e questionário Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand. Realizado 14 sessões solo com cinesioterapia, mobilização articular e turbilhão, duas vezes na semana no período de março a junho de 2023.

Resultados

O diagnóstico foi de algia moderada em punho D o que prejudica as AVDs. Os resultados iniciais e finais foram: goniometria de flexão 48°-90°, extensão 26°-38°, desvio ulnar 20°-32°, radial 12°-20°; força muscular: flexores/extensores de dedos grau 2, abdutores/flexores profundos/extensor/flexor do polegar grau 4 foram para grau 5; preensão palmar 21.4-23 Kgf; dedo: polegar 2,5-5,5 Kgf, indicador 2,5-6,1 Kgf, médio 2,5-3,1 Kgf, anelar 2-3,5 Kgf, mínimo manteve 2 Kgf; questionário: 33.3-10 pontos.

Discussão

Sabe-se que quando ocorre algum tipo de lesão em uma parte específica do corpo, há um déficit funcional para todo segmento afetado. Nessa perspectiva, traumas de mão que apresentam lesões de tecidos moles, geram diminuição da amplitude de movimento, diminuição da força muscular e podem estar relacionados a um quadro álgico. Essas características influenciam na realização das AVDs, na motricidade fina e ampla, responsável por manipular objetos através do movimento de pinça e pela preensão palmar.

Conclusão

A Fisioterapia no solo se mostrou eficiente quanto ao tratamento e recuperação funcional da lesão de punho. O comprometimento da paciente com o tratamento proposto e a execução das orientações a domicílio potencializaram a abordagem terapêutica e a rápida recuperação. O raciocínio clínico e a equipe multidisciplinar são importantes e visam prestar atendimento que proporcionem o bem estar através da funcionalidade e assim favorecer a qualidade de vida dos pacientes.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Palavras chave: Fisioterapia; Lesão; Punho; Cinesioterapia; Funcionalidade.

Área

Relato de caso / estudo de caso

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade Feevale - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LETICIA TERESINHA DA SILVEIRA, CAMILA SOUZA DA ROSA, ELIANE FÁTIMA MANFIO, LUCAS ALENCAR KLEIN, PATRICIA STEINNER ESTIVALET