Dados do Trabalho


Título do trabalho

ATUAÇAO FISIOTERAPEUTICA NO TRATAMENTO DE PROLAPSOS GENITAIS EM MULHERES: UMA REVISAO BIBLIOGRAFICA

Introdução

O prolapso genital é uma das disfunções que surgem a partir de uma modificação anatômica no suporte horizontal do assoalho pélvico e no hiato genital. É o deslocamento de algum órgão próximo do canal vaginal para fora. A patologia divide-se em 3 graus e 4 estágios (I, II, III e IV) e são definidas de acordo com a proporção em que se encontra. A fisioterapia pélvica é baseada em treinamento muscular do assoalho pélvico (TMAP), biofeedback, cinesioterapia, cones vaginais e eletroestimulação.

Objetivo

Demonstrar a importância da abordagem fisioterapêutica e seus recursos no tratamento de prolapsos genitais em mulheres.

Metologia

Trata-se de uma revisão bibliográfica, pesquisa qualitativa, realizadas buscas nos presentes bancos de dados: PubMed, (National Library of Medicine) Biblioteca Virtual em Saúde – BVS, PEDro (Physiotherapy Evidence Database). Foram utilizados os seguintes descritores: prolapso, tratamento fisioterapêutico, pelve, prolapso de órgão pélvico e suas respectivas traduções para o inglês prolapse, physiotherapeutic treatment.

Resultados

As buscas nas bases de dados resultaram na coleta de 192 artigos, foram selecionados 10 artigos para análise e elaboração desta revisão, sendo inclusos estudos atualizados e compatíveis em português e inglês

Discussão

Conforme os estudos analisados nesta revisão, a fisioterapia pélvica é uma excelente aliada durante todo o processo de prevenção e melhora da disfunção. As condutas fisioterapêuticas utilizadas são treinamento muscular do assoalho pélvico (TMAP), biofeedback, cinesioterapia, cones vaginais, eletroestimulação e em alguns casos faz-se necessário o uso de pessários.

Conclusão

Através desta pesquisa, constatamos que as abordagens fisioterapêuticas citadas anteriormente, proporcionam a prevenção, o regresso do prolapso em estágios iniciais, restaura a resistência e força muscular do assoalho pélvico, promovendo a qualidade de vida de mulheres portadoras.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

prolapso, prolapso de órgão pélvico, tratamento fisioterapêutico.

Área

Revisão bibliográfica

Instituições

FIMCA VILHENA - Rondônia - Brasil

Autores

ERIKA ALINE DOS SANTOS, NÚBIA DA SILVA LIMA