Dados do Trabalho


Título do trabalho

NINTENDO WII NA REABILITAÇAO DO EQUILIBRIO DO PACIENTE COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFALICO

Introdução

Uma das principais causas de morte e incapacidades no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é o acidente vascular encefálico (AVE). Os pacientes pós AVE possuem grande dificuldade de manter o controle postural e de se equilibrar devido à fraqueza muscular do tronco resultante da doença. A realidade virtual (RV) é uma interface entre homem e computador que ganha cada vez mais espaço em ambientes clínicos utilizando videogames interativos.

Objetivo

Analisar a eficácia da realidade virtual através do Nintendo Wii no equilíbrio de pacientes com sequela de Acidente Vascular Encefálico.

Metologia

Estudo quase-experimental, exploratório e quantitativo. Amostra composta por 02 indivíduos, selecionados da lista de espera da clínica de fisioterapia da UNISUL de Tubarão, ambos os sexos, com sinais e sintomas característicos, submetidos a doze atendimentos, sendo uma avaliação, dez sessões e uma reavaliação.

Resultados

A amostra final foi composta por 02 voluntários com média de idade 73 ± 3 anos, de ambos os sexos, sendo 01 homem (70 anos) e 01 mulher (76 anos). Paciente 01: Apresentava Acidente Vascular Encefálico Isquêmico, com a queixa principal de “falta de equilíbrio”. Paciente relata que sofreu o episódio de AVE em 09/05/2022. Após cinco atendimentos, o paciente parou de utilizar as muletas Canadenses para se locomover, ganhando assim autonomia. Após sete sessões o paciente relatou ter voltado a dirigir, e começou a ir às sessões de forma independente. Paciente 2: Apresentava Acidente Vascular Encefálico, com a queixa principal de "Não mexe perna, nem braço direito" (SIC). Paciente relata que sofreu o primeiro episódio de AVE em 2017, e o segundo e último episódio em 25/05/2020. Após dez atendimentos, a responsável relatou que a paciente conseguiu levar a colher até a boca e realizou refeições com autonomia, sem ajuda.

Discussão

Embora a amostra tenha sido pequena, a literatura evidencia que a realidade virtual com o Nintendo Wii quando adicionada ao PT convencional pode trazer benefícios significativos.O estudo primo realizado com o Nintendo Wii® foi executado por Deutsch et al. (2008), no qual buscou-se avaliar os benefícios motores que uma criança com paralisia cerebral obteve após sessões sob monitoramento de Wii Sports. A partir disso, outros estudos se deram, como o desenvolvido por Clark et al. (2009), onde foram demonstrados resultados como ganhos de função referentes a melhora no equilíbrio, em idosos com alto risco de quedas.Em relação aos resultados encontrados, observou-se que a realidade virtual promoveu efeitos positivos na marcha e no equilíbrio dos pacientes pós AVE.

Conclusão

Conclui-se que o uso da realidade virtual como tratamento da marcha e equilíbrio em pacientes pós AVE promovem resultados significativos associados ou não a intervenções convencionais.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Fisioterapia. Nintendo Wii no equilíbrio de pacientes com sequela de Acidente Vascular Encefálico.

Área

Série de casos

Instituições

UNISUL - Santa Catarina - Brasil

Autores

CLARISSA NIERO MORAES, RAFAELE MARTINS SAMPAIO