Dados do Trabalho
Título do trabalho
EFETIVIDADE DO EXERCICIO FISICO NA DISMENORREIA PRIMARIA
Introdução
A dismenorreia primária é caracterizada por dor pélvica localizada no baixo ventre, que ocorre no início ou durante o período menstrual, de modo cíclico. É uma das principais queixas relatadas por mulheres com até 25 anos de idade e tem impacto generalizado no bem-estar físico e mental da mulher, afetando as atividades do dia a dia e o trabalho. O exercício físico apresenta uma série de benefícios para a saúde e tem sido aplicado em mulheres com dismenorreia.
Objetivo
Identificar, avaliar e analisar a efetividade e segurança do exercício físico em mulheres com dismenorreia primária.
Metologia
Trata-se de um estudo de revisão sistemática. Foram consultados artigos do tipo ensaio clínico randomizado, publicados em inglês ou português, sem restrição no período de tempo das publicações, através das bases de dados PubMed, Lilacs, PEDro e Scielo, utilizando os descritores: dismenorreia primária, exercício físico e fisioterapia.
Resultados
Inicialmente foram encontrados 139 trabalhos, e selecionados 2 estudos após o processo de triagem. Os estudos evidenciaram a utilização de exercícios físicos globais como intervenção terapêutica na melhora dos sintomas causados pela dismenorreia primária, incluindo exercícios de fortalecimento, alongamento e relaxamento muscular somadas à corrida e exercícios aeróbicos.
Discussão
O exercício físico apresenta resultados promissores na melhora do quadro clínico da dismenorreia, podendo repercutir benefícios a curto e longo prazo, favorecendo o controle da dor ou desconforto em cólica na zona do hipogástrio e o retorno das atividades laborais e de vida diária. Realizar exercícios globais no mínimo três vezes por semana durante os ciclos menstruais, traz bons resultados, inclusive na redução da dor que irradia para região lombar e aos músculos adutores das extremidades inferiores. Porém ainda não há consenso sobre o parâmetro de aplicação do exercício, existindo estudos com parâmetros diversos.
Conclusão
A efetividade do exercício físico (alongamento, fortalecimento, aeróbico) produz resultados satisfatórios quanto a redução dos sintomas álgicos em mulheres com dismenorreia primária e se apresenta como opção terapêutica segura. Recomenda-se que novos estudos utilizem amostras mais robustas e investiguem a evidência do exercício aplicado no longo prazo.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
dismenorreia primária; exercício; fisioterapia.
Área
Revisão sistemática e metanálise
Categoria
Fisioterapia em Saúde da Mulher
Instituições
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX- UNIFACEX - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
MARIA ELENA COSMO DA SILVA OLIVEIRA, AMANDA VIVIANE CUNHA MENDES, JOSÉ RODOLFO TORRES DE ARAÚJO