Dados do Trabalho
Título do trabalho
Eutonia Aplicada a Fisioterapia: Um Caminho para Reeducação Postural em Adolescentes
Introdução
Eutonia é uma palavra de origem greco-latina, em que o “eu” refere-se a bom e harmonioso e “tonia” significa tensão equilibrada. A junção das palavras significa normotonia, referenciando ao tônus muscular em estado normal de firmeza ou elasticidade. A prática da eutonia procura ampliar os conhecimentos de si, pois muitos vivem em um corpo desconhecido, ou seja, não possuem ciência de sua fisiologia e anatomia, e a eutonia traz foco e atenção de todo corpo em busca da consciência corporal.Os princípios da eutonia aplicados à prática corporal abrangem resultados desde educação para melhora da qualidade de vida, prevenção de lesões, reeducação corporal, tratamento ortopédico, psicossomático, além de colaborar para o alívio da dor e estresse.Uma das fases mais importante do desenvolvimento humano é uma fase intermediaria, em que há uma transição da infância para adolescência. Nesse período ocorrem alterações musculoesqueléticas em regiões proximais do corpo, seguindo para regiões distais, que associadas com outros fatores do crescimento, podem desencadear desvios posturais O presente trabalho teve o objetivo de analisar a aplicação da eutonia na fisioterapia com intuito de compreender a teoria e a prática do método, a fim de relacionar ao tratamento de reeducação postural em adolescentes.
Objetivo
O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos da eutonia na reeducação postural em adolescentes devido as alterações posturais presentes nessa fase.
Metologia
Estudamos 2 adolescentes, do sexo feminino e sexo masculino, durante oito dias, incluindo 2 avaliações fisioterapêuticas e 6 sessões de eutonia de 60 minutos. Para avaliação, foi utilizado o questionário; Escala Visual Analógica (EVA) para dor, Instrumento de Avaliação Postural (IAP) e Software para avaliação Postural (SAPO) para identificar as alterações posturais dos participantes. A avaliação foi realizada no início da pesquisa, e após 6 sessões de eutonia, foi feito a reavaliação para comparação dos resultados.
Resultados
Houve melhora relevante relacionado a reeducação postural, de acordo com os questionários IAP e SAPO, os adolescentes tiveram resultados positivas em relação as alterações posturais.
Discussão
Nesse estudo, as condutas aplicadas foram elaboradas pensando na relação do eixo cefalo-caudal, de modo que cada sessão foi direcionada para estimulação de diferentes segmentos do corpo, a partir do reflexo tônico postural, que na existência de alguma alteração, influenciará diretamente no alinhamento postural.
Os adolescentes apresentaram melhora na conscientização corporal, e esse conhecimento adquirido contribuiu diretamente na reeducação postural dos adolescentes comparadas pela avaliação inicial e final através dos instrumentos IAP e SAPO, corroborando com estudos realizados por Maeda et al (2006) e Nirardi 2022.
Conclusão
A pesquisa mostrou que a eutonia é uma técnica eficaz para reeducação postural em adolescentes, podendo contribuir nas condutas fisioterapêuticas que estão associadas às intervenções de reeducação postural.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Eutonia; Fisioterapia; Consciência corporal; Alteração postural; Adolescentes.
Área
Estudo de caso-controle
Categoria
Fisioterapia Musculoesquelética
Instituições
UNIP - São Paulo - Brasil
Autores
ANDREA DE MACEDO SOARES PORCHAT, LETICIA ALVES LIMA, CAROLINA KIMIE SATO