Dados do Trabalho
Título do trabalho
Impacto da atividade física e esporte nos sintomas dos períodos menstrual e pré-menstrual
Introdução
O período menstrual é considerado relevante e limitador, com diversas alterações físicas e emocionais relatadas. A Síndrome Pré-Menstrual (SPM) é caracterizada como conjunto de perturbações com manifestações somáticas, afetivas, cognitivas e comportamentais na fase pós-ovulatória. Não está bem estabelecido como alterações do ciclo menstrual afetam o desempenho da atividade física, sobretudo em atletas. São escassos estudos que estabeleçam relações dos sintomas com atividade física e esporte.
Objetivo
Estabelecer as diferenças dos sintomas físicos e mentais relacionados ao ciclo feminino, nos períodos menstrual e pré-menstrual entre mulheres sedentárias, ativas e atletas, visando apresentar a influência do sedentarismo, atividade física e esporte sobre o ciclo menstrual.
Metologia
Trata-se de estudo transversal com aplicação de questionário online. Foram incluídas mulheres saudáveis, de 18 a 35 anos, sedentárias, ativas e atletas. Foram excluídas aquelas com uso de anticoncepcional (ACO) contínuo e atletas que diminuíram seus treinamentos. As questões relacionaram-se a dados antropométricos, nível de atividade física, prática esportiva, alterações de saúde, informações sobre uso de ACO e sobre sintomas do período menstrual e pré-menstrual (estas últimas com pontuação).
Resultados
Foram entrevistadas 77 sedentárias, 90 ativas e 60 atletas. As atletas e ativas apresentaram menores sintomas no período menstrual e pré-menstrual. Houve diferença entre os grupos: sedentárias x ativas, sedentárias x atletas, ativas x atletas (p<0.05), com piores resultados para o grupo sedentárias. A comparação dos sintomas entre os períodos menstrual e pré-menstrual para os 3 grupos estabeleceu que o período menstrual apresentou mais sintomas e maior impacto negativo.
Discussão
O presente estudo foi pioneiro a estabelecer menores sintomas relacionados ao ciclo menstrual em atletas quando comparadas às ativas e sedentárias, e que os sintomas do período menstrual foram maiores comparados ao pré-menstrual. Isso impacta nas AVDs e treinos, mostrando a importância de avaliação e acompanhamento às mulheres durante a menstruação, principalmente atletas. As diferenças de sintomas entre os grupos confirmam os efeitos positivos do esporte também no período pré-menstrual.
Conclusão
Atletas apresentam menos sintomas físicos e mentais quando comparadas as ativas e sedentárias nos períodos menstrual e pré-menstrual. No período menstrual os principais sintomas apontados foram dor, mau humor, desanimo, irritabilidade, ansiedade, raiva, choro e impacto nas AVDs e treinos. No período pré-menstrual observou-se cefaléia, edema, mau humor, irritabilidade e choro. E, o período menstrual estabeleceu piores sintomas quando comparado ao pré-menstrual para sedentárias, ativas e atletas.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Ciclo menstrual
Menstruação
Exercício
Atividade física
Esporte
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia Esportiva
Instituições
Universidade Estadual de Londrina - Paraná - Brasil
Autores
TALITHA ALLEGRETTI DE LIMA TROSTDORF, Christiane de Souza Guerino Macedo