Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DA REALIDADE VIRTUAL NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM PARKINSON

Introdução

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta muitas pessoas ao redor do mundo e se desenvolve com a ausência de dopamina na substância cinza do sistema nervoso central (SNC). Apresenta como características a instabilidade postural, bradicinesia, rigidez e tremor de repouso. A realidade virtual é um método de reabilitação com jogos e atua de uma forma integrada e lúdica, pois tem como objetivo a melhora da capacidade funcional, equilíbrio, marcha e redução de risco de quedas.

Objetivo

Analisar de forma sistemática a utilização da realidade virtual em pacientes com Parkinson.

Metologia

A busca foi realizada nos últimos 5 anos, nas bases de dados PubMed e BVS no idioma inglês, que abordaram sobre a realidade virtual na doença de Parkinson. Foram incluidos trabalhos de ensaios clínicos controlados e randomizados e excluídos relato de caso, estudo transversal e dentre outros.

Resultados

Foram encontrados conforme os critérios de avaliação 9 artigos, sendo 3 na PubMed e 3 na BVS, porém apenas 6 foram incluídos nesta revisão e 3 foi retirado por não abordar sobre o determinado assunto.

Discussão

A realidade virtual em exergaming vem sendo desenvolvida na reabilitação de pacientes com Parkinson, pois trabalha o ganho de equilíbrio, marcha, feedback cognitivo e visual visto que se utiliza de movimentos globais através de jogos interativos, possibilitando a autocorreção e integrando diversas atividades de dupla tarefa. O participante é estimulado a realizar determinados movimentos que são solicitados e apresenta alto índice de aceitação na idade de 55 a 80 anos.

Conclusão

O exergaming de forma imersiva e não imersiva se mostrou eficaz na melhora da qualidade de vida, equilíbrio e marcha de pacientes com a doença de Parkinson quando associado a fisioterapia convencional. Tem como benefício a repetição dos movimentos, motivação, envolvimento dos participantes nos jogos e maior autonomia permitindo ajustes durante os jogos e a possibilidade de avançar para fases mais difíceis quando o paciente acha necessário.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Parkinson; Realidade virtual; Reabilitação, Fisioterapia.

Área

Revisão sistemática e metanálise

Instituições

Universidade da Amazônia UNAMA - Pará - Brasil

Autores

DIEGO ALEIXO VIEIRA, Cleonice Rodrigues Fialho, Aiana de Castro Magno, Geizilete Monteiro Teixeira, Pollyanne Aparecida Ferreira da Silva