Dados do Trabalho


Título do trabalho

EFEITOS DO TRATAMENTO INTENSIVO PEDIASUIT EM UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.

Introdução

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), além das dificuldades de comunicação e interação social, apresentam quadro motor com aspectos hipotônicos e eixos desorganizados,que despertam um atraso em seu desenvolvimento neuropsicomotor, influenciando diretamente nas suas habilidades funcionais. O Protocolo PediaSuit é uma terapia intensiva para o tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos que afetam as funções motoras e/ou cognitivas. A pressão e a resistência fornecidas pelo trajeto PediaSuit podem potencialmente ajudar a ativar os músculos, especialmente em áreas onde a hipotonia é mais pronunciada. Isso poderia auxiliar na construção da força muscular e na melhoria das habilidades motoras.

Objetivo

Relatar os efeitos motores de um protocolo intensivo PediaSuit em uma criança com TEA.

Metologia

Criança sexo feminino, 5 anos, com diagnóstico de TEA há três anos, participante de um intensivo com uso do protocolo PediaSuit durante duas diárias, por cinco dias semanais, durante quatro semanas. O protocolo foi iniciado com massagem sensorial antes da colocação da roupa, após foram realizados exercícios de trocas posturais de ajoelhado e semi-ajoelhado para em pé na gaiola de habilidades e circuitos sensório motores para trabalhar habilidades passar por cima em diferentes alturas, barras de equilíbrio, jump para saltos com dois pés juntos, bola e balanço para regulação sensorial.

Resultados

Foi possível observar melhora dos ajustes posturais durante as trocas do ajoelhado e semi-ajoelhado para o em pé realizadas pela paciente, onde a mesma as consegue realizar de forma mais ágil, sem apoio e com menor padrão de movimento compensatório, além de adquirir a habilidade de saltar com os dois pés juntos, chutar realizando apoio unipodal sem apoio e arremessos com intenção e mira. Observou-se melhora dos ajustes posturais na postura sentado, onde a mesma diminuiu sua retroversão pélvica, conseguindo manter tronco alinhado, favorecendo o ganho de habilidades motoras finas como abrir e fechar tampas de diferentes formas e tamanhos.

Discussão

Estudos referem que a fisioterapia contribui para o aperfeiçoamento das habilidades motoras de crianças com autismo, auxiliando nas capacidades coordenativas, e prevenindo limitações na execução das atividades funcionais, resultados compatíveis com os achados s deste trabalho que nos mostram que a fisioterapia intensiva com uso de vestes ortopédicas tem resposta positiva nas dificuldades motoras como se sentar, andar, correr e pular, além de atuar na melhora de tônus muscular, equilíbrio e coordenação motora fina.

Conclusão

Conclui-se que o uso do protocolo PediaSuit pode ser benéfico na melhora das habilidades motoras e posturais de crianças com TEA, sendo necessário mais estudos e, estudos com grupo controle para melhor comparação dos resultados.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Autismo, Fisioterapia, PediaSuit

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Instituições

TOT Clínica de Estimulação - Santa Catarina - Brasil

Autores

RENAN CARLOS BERTE, Adriana DESSUY, Samara GASPARIN