Dados do Trabalho
Título do trabalho
LACUNAS NA EDUCAÇAO EM SAUDE COM A CARENCIA DE FISIOTERAPIA PELVICA EM UMA UNIDADE BASICA DE SAUDE NO MUNICIPIO DE TUBARAO SANTA CATARIN
Introdução
A educação em saúde é de extrema importância para a população e cabe a nós, profissionais de saúde, fazê-la, porém, estudos mostram que a educação em saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) acontece, mas, infelizmente muitas vezes não ocorre de forma adequada entre o profissional e as gestantes.
Objetivo
Relatar a experiência de uma acadêmica do curso de fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) na participação do projeto de extensão sobre saúde na gestação dentro da UBS.
Metologia
O projeto acontecia duas vezes na semana a cada mês, cada grupo era responsável por um tema específico para abordar com as gestantes da UBS no encontro, sendo a primeira reunião realizada para analisar a organização das equipes e ver a preparação das atividades ao público-alvo, no segundo encontro eram abordados os temas escolhidos no mês com as gestantes. Esse projeto contava com os cursos de nutrição, odontologia, psicologia, fisioterapia, educação física, enfermagem e medicina.
Resultados
Realizaram-se palestras na Unisul, com trocas de saberes e valores entre as gestantes, sobre as diferenças e mudanças que ocorrem nessa fase. Nesse projeto participaram 18 alunos da medicina, 4 da enfermagem, 1 da fisioterapia e 1 da educação física. Em cada mês foram abordados temas para as gestantes, como por exemplo os cuidados da alimentação no primeiro mês, a importância da fisioterapia pélvica, os cuidados com o recém-nascido e a importância da vacinação em todas as fases da vida.
Discussão
O projeto vem ao encontro de estudos que relatam a importância de grupos de gestantes para sanar dúvidas, onde haja trocas de experiências entre elas, isso irá tranquilizá-las principalmente quando são mães de primeira viagem onde são observadas as maiores queixas de ansiedade, medos e inseguranças. Porém ainda existem lacunas, que foram observados em um estudo através de relatos que muitas mães não sabem que a fisioterapia pélvica pode auxiliar na hora do parto e no pós-parto, por exemplo.
Conclusão
Concluímos que ainda existem dúvidas, principalmente, relacionadas a fisioterapia pélvica na gestação, uma solução para isso seria órgãos públicos desenvolverem serviços na área de saúde da mulher com o foco da fisioterapia pélvica, juntamente com os estudantes de universidades do curso de fisioterapia, gerando oportunidades aos mesmos dentro das UBS para fornecer educação em saúde. É necessário o olhar do profissional fisioterapeuta nas UBS, para que possam atender as necessidades das gestantes.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Saúde da Mulher
Fisioterapia
Saúde Pública
Educação em Saúde
Área
Relato de caso / estudo de caso
Categoria
Fisioterapia em Saúde da Mulher
Instituições
Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul - Santa Catarina - Brasil
Autores
SARA ANDRADE LIMA SOUZA