Dados do Trabalho


Título do trabalho

MEDIDAS ANTROPOMETRICAS E DOR INFLUENCIAM NO TESTE DE SUBIDA E DESCIDA DE ESCADAS EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO?

Introdução

Para a avaliação da função física da população com osteoartrite de joelho (OAJ), um dos testes recomendados pela Sociedade Internacional de Pesquisa em Osteoartrite (OARSI) é o teste de Subida e Descida de Escadas (TSDE), sendo assim, se faz importante investigar quais fatores podem influenciar o desempenho no teste.

Objetivo

Investigar se os fatores sexo, idade, indice de massa corporal (IMC) e intensidade da dor interferem no desempenho da população com OAJ no TSDE.

Metologia

Trata-se de um estudo transversal observacional. Foram recrutados participantes com idade superior a 45 anos, de ambos os sexos e com diagnóstico clínico de OAJ, segundo os critérios do Colégio Americano de Reumatologia (CAR). Foi aplicada a Escala Numérica de Dor (END) e o questionário WOMAC (The Western Ontario and McMaster Universities Osteoarthritis Index) e em seguida os participantes realizaram o TSDE.

Resultados

Foram incluídos 100 participantes, sendo 52% do sexo feminino, com idade média de 60 anos, IMC médio dos participantes foi de 29,64 intensidade de dor média de 9,5 pelo questionário WOMAC e TSDE com desempenho médio de 22,79 segundos. O modelo de regressão final indicou que o sexo (p = 0,029), idade (p = 0,001), IMC (0,004) e dor pelo domínio específico do WOMAC (p = 0,003) podem explicar 42% da variabilidade do desempenho no TSDE.

Discussão

Ainda que sendo uma medida objetiva recomendada para uso na prática clínica, se faz necessária a observação dos demais fatores que compõem a realidade do indivíduo, além de associá-la a medidas subjetivas recordatórias de intensidade da dor para a obtenção de uma boa avaliação e detecção de mudança.

Conclusão

O presente estudo evidencia que há associação entre sexo, idade, IMC e sintomas dolorosos no desempenho no Teste de Subida e Descida de Degraus, podendo ser fatores em potencial que interferem no desempenho de sujeitos com OAJ.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Osteoartrite de joelho; Reumatologia; Fisioterapia.


Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade Federal de São Carlos - São Paulo - Brasil

Autores

LUIZ FERNANDO APPROBATO SELISTRE, Rebecca Bianca Ramalho, Natalia Aparecida Casonato, Vinícius Binquini Viterbo Montilha, Stela Marcia Mattiello