Dados do Trabalho


Título do trabalho

CONFIABILIDADE DO CORE SET MINIMO RECOMENDADO PELA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE PESQUISA EM OSTEOARTRITE EM PACIENTES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO

Introdução

A Sociedade Internacional de Pesquisa em Osteoartrite (OARSI) recomendou um core set mínimo de testes funcionais para avaliação de pacientes com osteoartrite de joelho (OAJ), esses testes são: Teste de caminhada rápida de 40m, Sentar e Levantar da Cadeira em 30s e Subida e Descida de Escadas. Embora amplamente utilizados, a confiabilidade absoluta e relativa desses testes nunca foi testada entre três avaliadores.

Objetivo

Investigar a confiabilidade intra e inter-avaliadores dos testes recomendados pela OARSI em pacientes com OAJ e obter os valores de erro padrão da medida (EPM) e mínima mudança detectável (MMD).

Metologia

O presente estudo tem caráter transversal observacional, foram incluídos participantes com idade superior a 45 anos, de ambos os sexos e com o diagnóstico clínico de OAJ, segundo os critérios do Colégio Americano de Reumatologia (CAR). Na primeira sessão, foi aplicada a Escala Numérica de Dor (END) e foram realizados os testes funcionais por três avaliadores, com um intervalo de 5 minutos entre cada avaliação. Após 7 dias, os procedimentos foram repetidos na segunda sessão.

Resultados

Foram incluídos 30 participantes, sendo 56% do sexo feminino, idade média 59,0 (7,3) e intensidade de dor 3,73 (2,8). Foi calculado o coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e o resultado da confiabilidade intra e inter-avaliador foi de moderada (>0,70) a excelente (>0,90) para todos os testes. Para a confiabilidade absoluta,o EPM variou de 2,8 a 7,4% , apresentando valores menores do que o MMD (2,9-12,6).

Discussão

O fato de os valores de EPM serem menores do que os de MMD indica que os testes podem detectar mudanças reais entre as avaliações mas não necessariamente indicam mudanças ao longo do tempo pois essa detecção só seria possível através da mínima mudança clinicamente importante (MMCI) que ainda não foi calculada nessa população.

Conclusão

Os testes recomendados pela OARSI apresentam boa confiabilidade intra e inter-avaliador além de valores de erro padrão da medida e mínima mudança detectável aceitáveis.

Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)

Osteoartrite de joelho; Reumatologia; Fisioterapia; Confiabilidade

Área

Estudo transversal (ou seccional)

Categoria

Fisioterapia Musculoesquelética

Instituições

Universidade Federal de São Carlos - São Paulo - Brasil

Autores

LUIZ FERNANDO APPROBATO SELISTRE, Rebecca Bianca Ramalho, Vinícius Bianquini Viterbo Montilha, Natalia Aparecida Casonato, Stela Marcia Mattiello