Dados do Trabalho
Título do trabalho
EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE HIDROCINESIOTERAPIA E WATSU PARA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSAS
Introdução
O processo natural de envelhecimento promove diversas alterações fisiológicas no organismo que podem exigir novas adaptações do indivíduo para esta fase da vida, bem como predispor o corpo para a instalação de quadros patológicos crônicos. A hidroterapia proporciona relaxamento, auxilia no fortalecimento muscular, proporciona liberdade de movimentos, melhorando a própria imagem e o desenvolvimento da independência, além de contribuir para um aumento da autoestima, mobilidade e equilíbrio.
Objetivo
Com o objetivo de analisar a qualidade de vida de idosos, a presente pesquisa buscou avaliar os efeitos de uma intervenção, através da adaptação de exercícios de hidrocinesioterapia e Watsu, com fisioterapia aquática em idosos.
Metologia
O estudo se caracteriza por uma pesquisa analítica pré-experimental de abordagem quantitativa utilizando instrumentos avaliativos de coleta de dados estruturados. Os instrumentos utilizados foram o WHOQOL, WHODAS, SPPB, fichas de avaliação e evolução desenvolvidas para verificar sinais vitais, dor, equilíbrio, marcha, flexibilidade e força. A intervenção constituiu na aplicação de um protocolo de exercícios hidroterápicos, na piscina de Hidroterapia da Clínica Escola de Fisioterapia da Unisul.
Resultados
A amostra populacional foi de 4 idosas com idades entre 60 a 70 anos, que receberam ao todo 7 atendimentos, com duração de 60 minutos, 3 vezes na semana. Foi constatado um aumento de 24,14% em aspectos subjetivos que englobaram percepções psicossociais e de bem-estar. Constatou-se que houve uma melhora referente a marcha e equilíbrio, diminuição de 6.2 pontos na média em relação a dor, sendo avaliada como inexistente na avaliação final e ganho de 12,5cm de média em relação a flexibilidade.
Discussão
As terapias na água são vantajosas devido às suas propriedades físicas, os movimentos nesse meio são mais lentos, favorecendo o relaxamento muscular global; há ainda um efeito positivo nos resultados da avaliação da intensidade dos sintomas dolorosos, os quais indicaram que houve diminuição da percepção de dor. Portanto, após a intervenção de atividades combinadas de Hidrocinesioterapia e Watsu, foi possível observar uma melhora nos aspectos subjetivos relativos à qualidade de vida das idosas.
Conclusão
A pesquisa demonstrou através da comparação das condições das idosas antes e após a intervenção que o protocolo de exercícios aquáticos combinados de Hidrocinesioterapia e Watsu tiveram efeitos e resultados positivos e benéficos para a qualidade de vida das participantes e a intervenção alcançou os objetivos esperados. Portanto, o presente instrumento apresentou-se como favorável e eficaz no tratamento proposto.
Palavras-chave (de 3 a 10 palavras-chave)
Hidrocinesioterapia, Watsu, Idosos
Área
Estudo transversal (ou seccional)
Categoria
Fisioterapia Aquática
Instituições
Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
LUCAS DOMINGOS DOS SANTOS, Lucas Silveira Martins, Marina Arruda Randazzo Meneguzzo, Laura Appel Bevilaqua